Sobre impasse do Galeão, Paes alfineta ministro da Infraestrutura: ‘não fica de conversa fiada com o Rio’

Paes afirmou que declarações de Tarcísio de Freitas são "equivocadas, não condizentes com a verdade e pouco elegantes com o Rio"

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Aeroporto Internacional Tom Jobim - Foto: Reprodução/Internet

Neste domingo (13/02), o prefeito Eduardo Paes falou em suas redes sociais sobre os processos de concessão dos aeroportos do Rio. Na publicação, Paes pediu que o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas não fique de “conversa fiada com o Rio”. Disse também que algumas declarações de Freitas foram equivocadas.

Em uma entrevista à revista ‘Veja’, o ministro de Jair Bolsonaro afirmou que não é o Santos Dumont que “está roubando” passageiros do Galeão, mas “é o Rio que está perdendo passageiros”, e enumerou problemas estruturais da cidade. Via Twitter, Paes afirmou que as declarações de Freitas são “sempre equivocadas, não condizentes com a verdade e pouco elegantes com o Rio”.

Se o ministro Tarcísio já sabia de tudo isso (os detalhes do primeiro leilão do Galeão) porque já não colocou SDU e Galeão juntos desde o início? Realmente tudo muito estranho. Desejo todo sucesso na tentativa de se eleger governador de São Paulo. Só não fica de conversa fiada com o Rio“, publicou Paes.

Após o grupo Changi devolver a concessão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, ele e o Aeroporto Santos Dumont passarão por concessão conjunta e serão leiloados juntos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sobre impasse do Galeão, Paes alfineta ministro da Infraestrutura: 'não fica de conversa fiada com o Rio'

20 COMENTÁRIOS

  1. O grande problema do Galeão foi construírem o terminal de passageiros pelos fundos. A alternativa hoje ao invés de novo terminal, seria inverter o acesso principal para frente da linha vermelha na altura da Cefan. A entrada principal do Galeão deveria ser pela linha vermelha, na altura do piscinão de Ramos e da Cefan.
    Por esse lado pode se criar acesso pra Avenida Brasil, linha amarela, Lobo Júnior, Dutra e Washington Luiz. Daí sairia os ramais de BRT Madureira, Alvorada, metrô linha 1 e 2 e acessos rodoviários já existentes.

  2. A mamata deve ser muito gorda para tanta defesa dos aeroportos e simples fecha o Galeão e o SDU transforma o de Jacarepagua em um aeroporto melhor e mais seguro ou deixa só o Teca pois carga e uma ótima opção mas tem que melhorar a segurança das vias simples né .

  3. O Rio de Janeiro além de GIG e SD tem outros aeroportos particulares em Jacarepaguá (bastante frequentado por globais), em Campo dos Afonsos também, já teve um aeroporto na Cidade Alta (foi demolido para construção da Av. Brasil, e o que é a Av. Brasil senão um canteiro de obras eternas?), e qual é o problema da logística aeroviária, do Rio mesmo? É o mesmo que a logistica em toda a cidade, acreditar que a mina de ouro, a fonte de juventude, da cidade está no Centro do Rio, e na insistência em entupir um bairro só de gente na tentativa de centralizar as atividades comerciais da cidade. Esse negócio deu certo para muitos políticos no passado e vem dando certo até hoje enquanto a população leva 6 h por dia em trânsito da casa pro trabalho. Um se dá bem pro outro se lascar.

  4. Dudu termina as obras da Av. Brasil, faz o elefante branco do BRT que é uma bosta na cidade toda funcionar, e faça manutenção das estradas e das ruas do município, só isso, aí vc vai poder falar mal do Tarcísio.

  5. A causa principal da falencia do Tom Jobim e o alto preco do combustivel para aviacao, isso fez as empresas transferirem para SP suas escalas de reabastecimento, reduzindo sensivelmente o numero de voos para nossa cidade.
    O preco do combustvel e menor em SP.
    Para solucionar isso e preciso a reducao dos impostos, em especial o ICMS, que incidem sobre esse combustive.l

  6. O ministro Tarcísio de Freitas não está errado ao apontar algumas falhas estruturais do Rio de Janeiro. Declínio do setor de petróleo e gás é um deles, pois diminuiu o número de pessoas que vêm ao Rio de Janeiro a negócios. A questão ligada ao acesso ao Galeão é outra falha estrutural. Não há dúvida que o que atrai no Santos Dumont é a facilidade e segurança no acesso. O que enfraquece o Galeão é a insegurança no acesso. Não querer reconhecer esses problemas é, no mínimo, falta de bom senso. A razão pela qual a relicitação conjunta do Santos Dumont e Galeão é apoiada por algumas pessoas do Rio é que, com os dois aeroportos sendo administrados pela mesma concessionária, elas acreditam que um não vá canibalizar o outro. O problema é se a nova concessionária perceber que o Galeão, pelos problemas que apresenta, não tem futuro, e o Santos Dumont, pelas vantagens que oferece, tem. Como ela agirá? Para as autoridades do Rio, uma mesma concessionária administrando os dois aeroportos significa que tudo se reequilibrará sem que nenhuma ação precise ser tomada pelos governantes. Será mesmo? Quem viver verá. Quem viver também verá se, depois da saída da atual concessionária, administradora do melhor aeroporto do mundo, alguma concessionária de igual qualidade se interessará pela administração dos dois aeroportos.

    • Sua questão é extremamente pertinente. Pode ser que o novo concessionário chegue a conclusão que o melhor ser rodar o SDU e fechar o GIG de passageiros e manter somente o TECA. E os governantes fluminenses terão de sentar e chorar caladinhos. Uma cláusula que tire a liberdade de fazer isso pode ou afugentar os competidores ou então fazer cair bastante o valor da outorga a ser ofertada. Como o Governo Federal precisa que a outorga seja alta para financiar-se e para demonstrar que não concedeu barato (clássica acusação de sindicalistas e oposicionistas: que foi tudo a preço de banana), provavelmente o contrato será bem amplo e com poucas restrições à futura concessionária. Quem viver, verá.

  7. Dudu, você tem pontos positivos e negativos também como todos….porém não tente “lacrar” o seu histórico com Cabral, Luladrão já está nos Livros de História do Rio de Janeiro…vai com calma…

  8. Pô, acho que só eu ñ acredito no Papai Noel, ainda não perceberam o lance, alguém tem dúvida que o afastamento da concessionária do Galeão é uma manobra prá levar o Santos Dumont, junto na nova licitação. Existe um negócio, feito com quem se acha “dono”, do país, do tipo “ripei todo mundo do….”, taí quem apoia milícia digital, gabinete do ódio, é capaz de qualquer coisa….

  9. O Rio está dominado pela bandidagem.
    O Paes por medo se juntou a ela,pois
    a bandidagem mata sem dó nem piedade.
    O Rio é uma história de faz de contas contada pela TV Globo.

  10. O lorram não sei se é Sra ou Sr, mas são Paulo ser uma cidade civilizada é a rebimboca dá requenta dá parafuseta seja Sra ou Sr és idiotas do mesmo jeito todos desastre na vida política do Brasil parte famigerado estado se não vejamos os últimos trinta anos o país foi governado pôr imbecis oriundo dê onde são exatamente quem destruiu o Brasil quê Alis pára os idiotas como quem deu essa opinião o Brasil é são Paulo quê com seu poderio desvairado e mandando no poder arrebenta com os outros estados brasileiro, logo o Rio dê janeiro quê além do Bolsonaro muitos forasteiros principalmente paulista fazem carreiras políticas no Rio e como forasteiros quê interesse teria eles em desenvolver o nosso estado eles usam o Rio de janeiro como trampolim politico mais depois vira detrator do nosso estado, é lógico quê um candidato ao governo dê são Paulo deve pensar como vc quê aliás detestam o Rio pôr isso eu gostaria quê com todo poderio econômico e territorial deveria ter um separatismo entre os estados nem quê fosse só administrativo, pois muitas riquezas dê são Paulo foi tiradas do Rio dê janeiro na cara dura,se vc não tiver o quê falar fecha essa matraca

    • Tentando traduzir… Não, quem destrói com o Brasil é o Rio de Janeiro, cidade que vive de glórias passadas e hoje nada mais é do que uma necrópole suja e pestilenta. Nasci e moro aqui, mas tenho vergonha de pisar neste chão. São Paulo apenas está fazendo por merecer – a tal “imigração europeia” histórica ajuda – e hoje ela é inclusive a capital cultural e artística do Brasil. É basicamente isso.

  11. O Dudu querendo discutir logística com o Tarcísio é sacanagem, né?!? O cara é bem visto até pela esquerda kkkkkkkk… melhor Dudu fechar a cidade novamente e pegarmos ele bebendo choppinho e batucando em roda de samba ou falando com um ex presidiário por telefone sobre sítio e Marica kkkkkkkkk

  12. Até quando esses malandros boa pinta vão ficar no poder da cidade…..querendo denegrir imagem de gente séria q trabalha para o país e não por si próprio. Nojento asqueroso!!! Os pobres da era PT com esse sujeito ainda vão vim a tona.

  13. Por mim o Galeão seria desativado. É a triste sina dessa cidade decrépita, não é a toa que são Paulo, uma cidade infinitamente mais civilizada, segura e aberta a investimentos, está tomando cada vez mais a dianteira.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui