Nesta segunda-feira (28/03), o secretario municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que o município do Rio ainda não se planeja para aplicar a 4ª dose em pessoas com menos de 80 anos. Ele explicou que a aplicação da dose extra ainda precisa de comprovações para que seja indicada a todas as faixas etárias.
“O comitê considera que ainda não tem evidências científicas para gente tomar essa decisão nesse momento e recomenda que a gente espere um pouco para recomendar a quarta dose para o grupo abaixo de 80 anos“, disse o secretário.
Segundo Soranz, a cidade do Rio segue tendo melhora nos indicadores epidemiológicos e que em breve o passaporte vacinal também deixará de ser cobrado. A medida será tomada quando a cidade atingir a marca de 70% da população imunizada com a dose de reforço. Atualmente, 59,4% dos cariocas já tomaram a terceira dose.
“Considerando todo esse cenário epidemiológico, o comitê faz algumas recomendações: Que a gente não coloque nenhuma medida restritiva para covid-19; que a gente mantenha a cobrança do passaporte vacinal até alcançarmos 70% da população adulta, a partir de 18 anos, com a dose de reforço; que a gente estimule a nossa população a continuar tomando a dose de reforço, porque a proteção que temos hoje não dura para sempre. Ela vai apresentando queda após algum tempo. Então é importante que as pessoas façam dose de reforço e os adolescentes tomem a segunda dose“, disse Soranz.