O sorteio do Rio Open, apresentado pela Claro, definiu os confrontos da primeira rodada do maior torneio de tênis da América do Sul. O brasileiro João Fonseca, uma das grandes promessas do torneio, fará sua estreia contra o francês Alexandre Muller, atual 58º do ranking da ATP. Já o favorito e número 2 do mundo, Alexander Zverev, inicia sua campanha contra o chinês Bu Yunchaokete. A chave principal do torneio começa nesta segunda-feira (17), no Jockey Club Brasileiro.
Outro destaque brasileiro, Thiago Monteiro, enfrentará na estreia o argentino Facundo Diaz Acosta, número 75 do mundo. Monteiro, que tem vantagem no confronto direto com duas vitórias em três jogos, revelou que treinaria com Diaz Acosta antes de conhecer o sorteio.
“Sei que vai ser um jogo duro, de alto nível. A gente ia até treinar hoje à tarde, mas vamos ter que mudar isso agora. Ele é canhoto também, mas acho que estou preparado para o desafio. Ainda tenho alguns dias para estar 100%”, afirmou Monteiro.
Baez busca bicampeonato; brasileiros conhecem adversários
O argentino Sebastian Baez, campeão do Rio Open em 2024, busca ser o primeiro bicampeão do torneio. Sua estreia será contra o indiano Sumit Nagal, que disputa o evento pela primeira vez. Baez leva vantagem no histórico, tendo vencido o único confronto entre os dois, em Genebra, no ano passado.
“É muito especial voltar a um torneio e a um lugar onde tenho lembranças muito bonitas. Obviamente, todos os adversários neste nível são muito difíceis, e enfrentar Nagal, que eu conheço um pouco, será um bom desafio, mas encaro da melhor maneira”, disse Baez.
Além de Fonseca e Monteiro, outros três brasileiros da chave principal conheceram seus adversários. Thiago Wild enfrentará o espanhol Jaume Munar, a quem derrotou nas oitavas de final do Rio Open em 2024. Felipe Meligeni Alves jogará contra o cazaque Alexander Shevchenko, enquanto Gustavo Heide terá como adversário o argentino Francisco Comesaña.
Transmissão ao vivo e estreia das duplas
Os jogos da Quadra Central Guga Kuerten serão transmitidos ao vivo pelo Sportv 3, enquanto as partidas da Quadra 1 estarão disponíveis no Globoplay. Os confrontos do Qualifying podem ser acompanhados pelo site oficial do Rio Open.
Na chave de duplas, Rafael Matos, primeiro brasileiro a conquistar um título no Rio Open, jogará este ano ao lado do ex-número 1 do mundo Marcelo Melo. A estreia será contra os norte-americanos Austin Krajicek, campeão de Roland Garros 2023, e Rajeev Ram, tricampeão do US Open.
Outra parceria brasileira no torneio é formada por Orlando Luz e Felipe Meligeni, que enfrentam os cabeças de chave número 2, o uruguaio Ariel Behar e o norte-americano Robert Galloway. Campeão de duplas ao lado de Matos em 2024, o colombiano Nicolas Barrientos jogará este ano ao lado do francês Gregoire Jacq, enfrentando os brasileiros Marcelo Demoliner e Fernando Romboli na primeira rodada.
O sorteio da chave principal aconteceu no Corcovado Club e contou com a presença do atual campeão Sebastian Baez e do brasileiro Thiago Monteiro, que detém o recorde de participações em simples no único ATP 500 da América do Sul.