Halfoun – Rio Sourdough, o pão da Slow Bakery, para o melhor café da manhã do mundo

O organismo vivo que fermenta a massa, diz a lenda, veio de São Francisco, cariocou e dá origem a uma joia crocante, elástica e azedinha

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
) Olha ele aí: este é o Rio Sourdough, provavelmente o melhor pão que você já comeu (ou vai comer)

Quando eu conheci a Slow Bakery, ela era praticamente uma portinha, difícil de achar entre as oficinas da rua São João Batista, em Botafogo. Sentei numa mesa quase na entrada e ali pedi um café um pão na chapa. Simples assim. A xícara chegou primeiro e, logo depois, o prato com uma fatia em formato ovalado, queimadinha de ponta a ponta. Estava quente. Não perdi tempo, passei a manteiga que desapareceu sobre ele e… nhac! Minha gente, a partir daqui tudo mudou. Já havia comido sourdough, o pão feito a partir de um organismo vivo, mas nunca como esse aqui. Crocante, elástico, azedinho… perfeito! A obra, fui investigar depois, é do Rafa Brito, o padeiro-ex-publicitário que, diz a lenda, trouxe a coisa viva de São Francisco, onde o sourdough de lá é famoso mundialmente. Ele chegou até os ianques pelas mãos dos franceses, na época da Corrida do Ouro, no século 19.

Com a umidade do Rio, o chamado starter cariocou, adorou as condições de temperatura e pressão, criando até hoje, um pão que, se você ainda não comeu, precisa comer. E se já comeu, não custa nada ajoelhar-se e comer novamente.

A tal portinha, enfim, virou um portão, primeiro em outro endereço, ainda no Baixo Botafogo. A casa da rua General Polidoro é mais confortável, gostosa de sentar-se e ficar comendo todo tipo de ideias que vão para, sobre ou entre o pão mágico. E como a coisa viva que o faz, a padaria vai espalhando-se pelo Rio, com endereços no Leblon e Ipanema.

Dia desses, eu passei por uma das unidades de Ipanema e acabei colocando na sacola três pães inteiros (eles são consideravelmente compridos), para mim e para dar de presente. Pão de presente? Sim. Se você quiser fazer alguém que goste mais feliz, leva um Rio Sourdough para ela. Bom para o café da manhã, bom para acompanhar qualquer coisa com molho de tomate, no almoço ou no jantar. Bom com manteiga e uma taça de vinho tinto. Vai na minha que você vai na boa.

Advertisement
banner amarelo 2 Halfoun - Rio Sourdough, o pão da Slow Bakery, para o melhor café da manhã do mundo

Serviço
Slow Bakery
Rua General Polidoro, 25, Botafogo
Rua Maria Angélica, 113 Lj G, Jardim Botânico

Rua Visconde de Pirajá, 365, Ipanema
Rua Conde Bernadotte, 26, Leblon
Das 8h às 20h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Halfoun - Rio Sourdough, o pão da Slow Bakery, para o melhor café da manhã do mundo
Robert Halfoun é jornalista, publicitário e amante da boa mesa. Depois de anos na Editora Abril, relançou com grande sucesso a Revista Domingo, no Jornal do Brasil, onde também atuou como Diretor Executivo. Então, dirigiu a Revista Gula, na época de sua maior circulação, até que, há oito anos, lançou a plataforma Sabor.club, com revista, site e o clube de assinaturas Sabor Clube. É também autor do livro Histórias da Gastronomia Brasileira, lançado em parceria com Ricardo “alô alô” Amaral.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui