Stella Artois fará Circuito de Ateliês Abertos antes do ArtRio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Arte além da Marina da Glória, essa é a ideia da Stella Artois, patrocinadora oficial da ArtRio, que quer promover uma experiência exclusiva para o público: o Circuito de Ateliês Abertos. Pela 1ª vez, a marca promove um giro pelos principais ateliês e espaços independentes de arte da Zona Sul e do Centro da cidade, nos dias 16 e 17 de setembro, segunda e terça-feira antes do início do evento, para que os visitantes tenham a oportunidade de ver em primeira mão o processo criativo e as experimentações nos bastidores dos artistas. O tour é gratuito e acontece das 12h às 17h.

No dia 16, o itinerário acontece na Zona Sul e passa pela Casa Voa, Solar dos Abacaxis, Na Casa e Carambola.  Já na terça, dia 17, o roteiro é realizado no Centro, no Ateliê Lanchonete Lanchonete, Ateliê Sanitário, A Mesa, Despina e Espaço Apis. 

Com curadoria de Bernardo Mosqueira, o Circuito incluirá visitas guiadas, conversas com artistas e curadores, além de Stellinhas geladas. Reconhecida por valorizar momentos sofisticadamente simples, a marca quer trazer simplicidade pra arte, que é ainda é vista como algo sofisticado.

A cerveja Stella Artois incentiva a democratização de espaços de cultura, como ateliês e galerias de arte, e quer quebrar o paradigma de que arte é restrita e inacessível para aqueles que não são do meio. Somos parceiros da ArtRio há três anos e, nesta edição, pensamos em desmistificar esse conceito, criando algo inédito para o público e mostrando que, assim como tomar uma ‘Stellinha’ gelada, é sofisticadamente simples curtir as obras e artistas que refletem a nossa cultura local”, afirma Beatriz Medeiros, gerente de cultura e relacionamento da Ambev no Rio de Janeiro.

Advertisement

Programação

16/09 – Segunda-Feira

12h/17h – Cosme Velho, Gávea e São Conrado  

COSME VELHO
Solar dos Abacaxis (Rua Cosme Velho 857, Cosme Velho)
Projeto cultural colaborativo, onde acontecerão visitas à casa, acompanhadas pelo arquiteto Adriano Carneiro de Mendonça, performance/ação com Anna Costa e Silva, projeção de vídeos e uma instalação da mesa King-Pong, em que visitantes podem jogar. A mesa foi comissionada em colaboração com o Festival WOW e Redes da Maré e projetam uma desconstrução de ideias de gênero a partir do jogo.

GÁVEA
Casa Voa (Rua Marquês de São Vicente 458, Gávea)
Vai apresentar a exposição “Corpo-Risca”, de Maria Baigur e Patricia Gouvêa, com curadoria Keyna Eleison. Também contará com ateliês abertos de Antonio Bokel, Maria Flexa, Marcelo Macedo, Mateu Velasco, Sabrina Barrios e Thainan Castro.

SÃO CONRADO
nacasa (Rua Martagão Gesteira, 94, São Conrado)
Participam os artistas Maria Antonia Souza, Talitha Rossi, Priscila Jammal, Ana Quintela, Marina Papi, Kubra Manela, Bela Aiache, Solo Artesanal e Rafaela Celano. Maxwell Alexandre é o mais novo residente. O artista montou seu acervo no segundo andar do coworking.

Galeria Carambola (Rua Jornalista Costa Rego 59, São Conrado)
Espaço criativo com a intenção de fomentar arte, fotografia, música e assuntos relacionados por meio de exposições, feiras, residências e grupos de estudos. Atualmente reúne os artistas: Alexandre Baltazar, Barbara Pereira, Bruna André, Bruno Big, Gabriel Simo, Marina Ribas, Paula Bohm e Rodrigo Villas.

17/09 – Terça-Feira

12h/17h Centro, Gamboa e Morro da Conceição

CENTRO
Despina (Rua do Senado, 271, Centro)
Ateliês abertos com a participação dos artistas e coletivos associados, como Ana Clara Matoso, Carol Medeiros, Daniela Vasconcellos, Gabriela Noujaim, Lara Lima, Laura Lydia, Luiz Arthur Ribeiro, Pablo Ferretti, Sarah Knill-Jones e Vem Pra Luta Amada.

Espaço Apis Rio de Janeiro (Rua do Senado 338, Centro)
Em setembro, o Apis vai promover encontros, e ações, em torno do tema ‘Diálogos Urbanos’, que consiste em pensar a relação entre arquitetura, urbanismo e arte.

MORRO DA CONCEIÇÂO
A mesa (Rua Jogo da Bola, 119, Morro da Conceição)
Exposição com curadoria de Ulisses Carrilho.

GAMBOA
Lanchonete Lanchonete_Escola por vir (Rua Pedro Ernesto 16, Gamboa)
Trabalho coletivo mobilizado pela artista Thelma Vilas Boas desde 2015. Uma cozinha comunitária, e política, é desenvolvida, com e, para a comunidade da Pequena África, que está instalada no centro do Rio. A partir das 14h, serão apresentados trabalhos em processo e projetos realizados com crianças, artistas e instituições parceiras.

Atelier Sanitário (Rua Pedro Ernesto 56, Gamboa)
Os artistas do atelier, Daniel Murgel e Leandro Barboza, além do crítico/curador, Thiago Fernandes, apresentam a programação do Atelier Sanitário em parceria com o Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos. Urbana, buscando uma integração construtiva. Os ateliês dos artistas residentes estarão abertos, assim como a loja de design-arte.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Stella Artois fará Circuito de Ateliês Abertos antes do ArtRio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Stella Artois fará Circuito de Ateliês Abertos antes do ArtRio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui