STF decide que Crivella deverá ser julgado pela Justiça Eleitoral

A decisão judicial ocorre no caso no caso do 'QG da Propina'. O ex-prefeito foi afastado em 2020, nove dias antes do término do mandato

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tércio Teixeira/Folhapress

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, decidiu que o ex-prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos) será julgado pela Justiça Eleitoral. De acordo com a decisão judicial, a 1ª Vara Criminal Especializada da Capital do Rio de Janeiro, onde o processo tramita atualmente, não teria competência para o julgamento.

“Ante o exposto, julgo procedente a presente reclamação para declarar a incompetência da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital do Rio de Janeiro e determinar a remessa dos autos à Justiça Eleitoral. Esclareço que o juízo competente deverá se manifestar sobre a convalidação dos atos decisórios praticados pelo juízo incompetente, nos termos do art. 567 do CPP”, diz o texto da decisão do ministro Gilmar Mendes.

Crivella é acusado de comandar um esquema de liberação de pagamentos a credores do executivo municipal e direcionar licitações em troca de propina. O caso ficou conhecido como o ‘QG da Propina’. O ex-prefeito foi afastado do cargo em 2020, nove dias antes do término do seu mandato.

Além do ex-prefeito, outras 25 pessoas também são réus nesse processo. As investigações apontam que o esquema comandado pelo ex-prefeito chegou a movimentar, no mínimo, R$ 53 milhões e aconteceu em várias secretarias do município do Rio.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp STF decide que Crivella deverá ser julgado pela Justiça Eleitoral
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui