STJ suspende denúncia contra Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas

A decisão é resultado de um pedido da defesa de Fabricio Queiroz e foi estendida a outros 15 acusados no caso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bolsonaro / Reprodução: Internet

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou a suspensão da nova denúncia oferecida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) contra o senador Flávio Bolsonaro (patriota) em razão do esquema da rachadinha. A decisão é do ministro João Otávio de Noronha em caráter liminar, ou seja, de urgência e foi proferida na última terça-feira (24/08).

A suspensão do processo, divulgada pelo portal Uol, foi estendida aos demais 15 acusados no caso e atendeu a um pedido feito defesa de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador. A fundamentação para suspensão da ação pelo Ministro do STJ é de que a continuidade do processo pode comprometer ainda mais os resultados da ação e possibilitar “maiores obstáculos ao seu desenvolvimento sadio, provocando novas nulidades que conturbarão ainda mais um cenário por demais complexo”.

A investigação estava parada desde janeiro deste ano, quando o STJ anulou a decisão de primeira instância, que havia autorizado a quebra de sigilo bancário e fiscal e Flávio Bolsonaro e de outras pessoas e empresas investigadas. Com isso, as provas decorrentes da quebra de sigilo também foram consideradas nulas.

Após essa decisão do STJ, o MPRJ apresentou uma nova versão da denúncia ao TJRJ, excluindo 16 itens da acusação, que foram invalidados pelo STJ. Entre as provas consideradas válidas, está o relatório de inteligência do Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf), que apresenta a movimentação de Queiroz de R$ 1,2 milhão no período de um ano.

Advertisement

Por este motivo, os advogados de Queiroz argumentaram que a retomada da ação pelo TJRJ estaria desrespeitando o entendimento do STF, que anulou as quebras de sigilo, pois a nova versão da denúncia, ainda utilizava provas obtidas por meio dos sigilos, que teriam sido invalidados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp STJ suspende denúncia contra Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui