Na noite desta quarta-feira (09/03), uma operação de ordenamento coordenada pela Subprefeitura da Zona Sul, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Guarda Municipal e Comlurb, com apoio do 2º BPM, nos bairros do Catete, Glória e Flamengo, desmobilizou uma espécie de acampamento de mendigos na encosta da subida do Morro Azul, no final da rua Paulo VI, no Flamengo.
Ao chegarem no local, as equipes encontraram dois homens, que aparentemente estavam morando na área e não ofereceram resistência para sair, mas também não aceitaram a ajuda dos Educadores sociais da equipe da assistência. O acampamento estava montado com tendas, lonas e amarrações e ficava numa área arborizada da encosta. Nesta quinta-feira (10/03) equipes da Sub Zona Sul e da Comlurb voltaram ao local para realizar a limpeza dos detritos deixados para trás.
Na mesma operação, as equipes também encheram caminhões com mais de uma tonelada de “mercadorias” que estavam expostos na Rua do Catete, o chamado – e famigerado – Shopping Chão, com comercialização de todo tipo de coisa, desde móveis usados a quinquilharias.
“As operações de ordenamento coordenadas pela Subprefeitura estão sendo intensificadas, agora são 320 operações mensais, que acontecem em quatro turnos. Diariamente retiramos das ruas toneladas de acúmulos e desmobilizamos as ocupações irregulares nos espaços públicos. Não vamos permitir a desordem e por meio do trabalho estamos passando esta mensagem”, disse Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.
Fazer isso na zona sul é o que vocês mais gostam. Senador Camará está um inferno com ruas e calçadas ocupadas, fazenda histórica do Viegas virou um lixão e ninguém faz nada.
Falta retirar o gerador do Classico Beach Club que ocupa irregularmente a calçada da praia de Ipanema em frente ao número 680 da Av. Vieira Souto desde dezembro. Já notificado e sancionado pela Patrulha Ambiental em 14 de Janeiro por não ter autorização, e em 26 de Fevereiro por usar autorização ilegal. Não há evento acontecendo e o gerador substitui a ligação da Light.