Subprefeitura de Jacarepaguá desmonta barracos no canteiro da Ayrton Senna

Local tinha concentração de usuários de drogas, subprefeita Talita Galhardo promete ações similares em outras partes de Jacarepaguá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Uma operação conjunta da Subprefeitura de Jacarepaguá com as Secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Conservação, Comlurb, Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar, realiza nesta quarta-feira (24/02), ação de limpeza nos canteiros do acesso à Avenida Ayrton Senna às margens do Canal Arroio Fundo, nas proximidades do SESC/SENAC.

O local com densa vegetação escondia uma concentração de moradores de rua, a maioria usuários de álcool e drogas. A área fica no limite dos bairros da Cidade de Deus, Freguesia e Gardênia Azul, em Jacarepaguá.

A subprefeita de Jacarepaguá Talita Galhardo destaca que operações como esta tiveram início logo nos primeiros dias de gestão e que serão rotina.

Precisamos dar dignidade a essas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e não podemos admitir invasões de área públicas. Estamos atentos e faremos outras ações, assim como foi feito sob o viaduto da Linha Amarela, no final da Avenida Edgard Werneck – explica a mesma.

Advertisement

Foram desmontados 32 barracos de papelão e madeira, com condições muito precárias. A equipe da Assistência Social conversou com mais de 15 pessoas, entre homens, mulheres e adolescentes. Nenhum deles aceitou ir para abrigo da Prefeitura. Todos receberam encaminhamento para procurar uma unidade de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência Social. Muitos saíram assim que viram a aproximação dos veículos envolvidos na operação.

WhatsApp Image 2021 02 24 at 17.32.43 1 768x575 1 Subprefeitura de Jacarepaguá desmonta barracos no canteiro da Ayrton Senna

A ação também contou com uma equipe da Coordenadoria de Saúde da AP4 e foi constatado que todos já tinham sido abordados anteriormente. Dois deles foram encaminhados para atendimento médico no posto de Saúde da Cidade de Deus. A CAPS-AD (equipe que trata de Álcool e Drogas da Secretaria de Saúde) atua na região onde aconteceu a ação, tendo contado aproximadamente 80 pessoas. Todos os abordados na operação desta quarta-feira já tinham cadastro na Saúde, inclusive uma grávida, que afirmou estar fazendo pré-natal e não quis acompanhar a equipe da Saúde até o posto.

A ação contou com um efetivo de 43 agentes e foram utilizados: uma retroescavadeira, seis caminhões (um caminhão cesto, um truncado e quatro basculantes), duas vans e três veículos. Foram feitos 250 metros de poda nas margens da via, para melhorar a visibilidade. Também foram posicionados 80 metros lineares de defensas de concreto com intuito de coibir o despejo irregular de entulho nas margens da via do Sesc. Ao todo foram retiradas 60 toneladas entre resíduos sólidos e galhos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Subprefeitura de Jacarepaguá desmonta barracos no canteiro da Ayrton Senna
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui