A Subprefeitura do Centro do Rio, comandada por Alberto Szafran, realizou uma ação de ordenamento urbano e acolhimento de moradores de rua na Visconde de Niterói, no bairro da Mangueira, nesta quinta-feira (15).
A Rua Visconde de Niterói, apesar de ficar no bairro da Zona Norte, exerce uma forte influência na dinâmica do Centro do Rio. A região é considerada historicamente um ponto crítico pela multiplicidade de problemas que concentra.
Nesta quinta-feira, a Prefeitura esteve no local em mais operação de rotina na cidade. A Durante a ação, foram abordados vários moradores de rua, além de usuários de drogas.
Essas populações têm ocupado as ruas da localidade há anos e gerado uma série de problemas. Por isso, a subsecretaria do Centro acionou equipes da área de saúde, da assistência da social e da Comlurb, para participarem da ação.
Segundo o subsecretário Alberto Szafran, uma das medidas essenciais para o ordenamento local foi a limpeza, já que havia muito material e resíduos acumulados por essas populações ao longo do tempo.
Para a intervenção também foi acionada a Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA) cujos funcionários tiveram que demolir uma estrutura de concerto e alvenaria usado como proteção para o consumo de drogas e de pessoas que cometiam crimes diversos na região.
No interior da edificação havia cadeiras, galões, lata de tinta, entre outros objetos usados por viciados e criminosos. No local, também encontro um simulacro de uma arma, conforme mostrou o R7.