Subsecretária do Governo Estadual: geosmina na água não faz mal pois ‘tem na beterraba’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Nesta quinta-feira (06/02), durante uma reunião com representantes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Diane Rangel, subsecretária estadual de Recursos Hídricos, desdenhou da presença de geosmina na água distribuída pela Cedae na cidade do Rio de Janeiro e na Região Metropolitana.

Segundo ela, não há nenhum risco à saúde da população, pois a substância – que tem dado gosto de terra e cheiro forte à água – também é encontrada na beterraba.

”A gente monitora as cianobactérias e as toxinas que são liberadas por elas. Não havia esse risco, por isso não houve uma comunicação formal. Geosmina tem na beterraba. E muita gente come bastante beterraba. A presença de geosmina na água não é um risco efetivo à saúde, senão a beterraba teria que ser abolida do cardápio”, disse Diane, provocando risos de outros convidados.

Sérgio Marques, gerente de Qualidade da Cedae, disse não sentir mais o gosto de geosmina em casa e que existem pessoas que só sentem alterações na água pois estão – pasmem! – ”sugestionadas” e ”procuram o gosto”.

Advertisement

”Não tem mais geosmina saindo de Guandu. Eu já não sinto mais o gosto lá em casa. Tem também o fator do sugestionamento. Tem gente que já prova a água procurando o gosto. Água potável não é inodora nem insípida. Você tem, por exemplo, que clorar a água. E isso muda o gosto. Tem pessoas menos sensíveis e outras mais sensíveis, que preferem água mineral. Mas aí é questão de gosto, não de saúde”, afirmou o gerente.

Participante da reunião como integrante do Comitê Guandu, Diana Gelelete, ao ser questionado se estava bebendo a água fornecida pela Cedae, respondeu, de maneira bastante sem graça: ”Sou sensível ao gosto de beterraba. Não gosto de beterraba.”

Porém, ela disse que vai dar uma ”nova chance” à água da empresa.

O presidente da Cedae, Hélio Cabral, que também participou da reunião, não quis se pronunciar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Subsecretária do Governo Estadual: geosmina na água não faz mal pois 'tem na beterraba'
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Concordo com as falas. Não parei de beber a água da Cedae em nenhuma momento e também não passei mal. Não gostar do gosto da água é exatamente isso: uma questão de gosto. Vocês estão caindo em uma ladainha criada pra diminuir o valor de mercado da empresa pra facilitar a privatização.

  2. População carioca:peçam a demissão da alta cúpula da Cedae,inclusive da dona Diane Rangel,que simplesmente ridicularizou vocês com essa declaração da geosmina.
    Até quando vocês continuarão a beber água podre?Até quando?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui