Sucesso do filme ‘Ainda Estou Aqui’ leva visitantes à estação de metrô na Zona Norte do Rio; conheça

Estação Engenheiro Rubens Paiva, na Pavuna, homenageia um dos personagens principais do filme, que concorre em 3 categorias no Oscar 2025

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Jorge Ney tirando foto com busto em homenagem a Rubens Paiva ne estação de metrô que leva o nome do engenheiro, na Pavuna - Foto: Reprodução/TV Globo

O sucesso do filme brasileiro ”Ainda Estou Aqui”, que concorre ao Oscar 2025 em três categorias, tem atraído visitantes à estação de metrô Engenheiro Rubens Paiva, na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Isso porque o longa-metragem, dirigido por Walter Salles, conta a história de Rubens Beyrodt Paiva, engenheiro e ex-deputado federal assassinado durante o período da ditadura militar no Brasil. Interpretado por Selton Mello, ele era casado com Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva – ou apenas Eunice Paiva -, representada por Fernanda Torres, que venceu o Globo de Ouro de ”Melhor Atriz em Filme de Drama” devido à sua brilhante atuação.

A estação Engenheiro Rubens Paiva, inaugurada em 1998, pertence à linha 2 do MetrôRio, ficando localizada entre as estações Pavuna e Acari/Fazenda Botafogo. Por lá, circulam diariamente cerca de 7 mil passageiros.

No local, há um busto de bronze em homenagem ao engenheiro, instalado em 2015. Nele, uma placa diz que ”o cidadão Rubens Paiva era um apaixonado pela sua profissão e pelo Brasil”. Paralelamente, o monumento recorda que o conjunto de casas construído por ele próximo dali ”é referência nacional de projetos de engenharia de excelência no campo da habitação popular”. Vale ressaltar que esse condomínio popular é, até hoje, habitado por centenas de pessoas.

É importante destacar também que, embora tenha sido o responsável pelo projeto de construção, angariando recursos quando era deputado federal, entre 1963 e 1964, o conjunto habitacional só ganhou o nome de Rubens Paiva 20 anos depois do fim da ditadura.

”Ele [Rubens Paiva] fez e desenhou o projeto que seria mais barato para as pessoas morarem. As obras foram interrompidas depois do golpe militar. A ditadura assumiu as obras, terminou e colocou como se eles as tivessem feito, para apagar o nome do deputado. Depois, na redemocratização, teve resgate de muita coisa das pessoas que ajudaram a construir o país, mas que a ditadura apagou”, explica o historiador Paulo Jorge, que mora na região.

Morador do Catete, na Zona Sul do Rio, Jorge Ney, por sua vez, fez questão de percorrer cerca de 50 minutos de metrô para chegar à estação Engenheiro Rubens Paiva e tirar uma foto com o busto em homenagem ao ex-deputado. Segundo ele, é uma prova de amor à história do país.

”Obras como essa, desse homem, têm que estar sempre sendo colocadas para tudo. Vim nessa curiosidade de conhecer, ver esse busto, ver esse local. Até para ficar para os nossos jovens, a história desse guerreiro, que na ditadura sofreu essa situação horrível, que não gosto nem de falar. Para que esse grande engenheiro leve essa história para muitos lugares no mundo. É uma história que me emociona muito”, diz Jorge.

estacao engenheiro rubens paiva metrorio rio de janeiro 3 Sucesso do filme 'Ainda Estou Aqui' leva visitantes à estação de metrô na Zona Norte do Rio; conheça
Estação Engenheiro Rubens Paiva do MetrôRio – Foto: Reprodução/Internet

Oscar 2025

”Ainda Estou Aqui” está concorrendo em três categorias na edição 2025 do Oscar, a maior premiação do cinema mundial:

  • Melhor Filme;
  • Melhor Filme Internacional;
  • Melhor Atriz (Fernanda Torres).

A cerimônia de entrega das estatuetas acontecerá no próximo dia 2 de março, a partir das 21h (de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Sucesso do filme 'Ainda Estou Aqui' leva visitantes à estação de metrô na Zona Norte do Rio; conheçaddr newsletter Sucesso do filme 'Ainda Estou Aqui' leva visitantes à estação de metrô na Zona Norte do Rio; conheça

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui