Sujeira, ratos e teto caindo: a realidade insalubre de Guardas Municipais em alojamento do Leblon

Situação denunciada com exclusividade pelo DIÁRIO DO RIO mostra as condições subumanas de trabalho dos agentes que patrulham diversos bairros da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Alojamento de Guardas Municipais no Leblon, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação)

Não bastasse o stress diário de atuar no patrulhamento de uma cidade extremamente complexa do ponto de vista da segurança, Guardas Municipais do Rio ainda tem que conviver em condições absolutamente insalubres no local onde, teoricamente, deveriam descansar e fazer suas refeições.

A situação de total abandono e descaso das autoridades pode ser conferida no alojamento da GM da 2ª inspetoria do Leblon, na Praça Nossa Senhora Auxiliadora, na Zona Sul do Rio. Além de infraestrutura paupérrima, com as paredes caindo aos pedaços e cheias de infiltrações, os agentes vivem em meio a sujeira, escombros e ainda dividem espaço com ratos que infestam o lugar.

6ddb8b76 381b 43de b5b5 68bc2dccf4c8 Sujeira, ratos e teto caindo: a realidade insalubre de Guardas Municipais em alojamento do Leblon
Alojamento de Guardas Municipais no Leblon, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação)

As condições subumanas e totalmente inadequadas de higiene foram denunciadas com exclusividade ao DIÁRIO DO RIO. Nas imagens feitas na unidade, é possível ver o cenário precário das instalações. Os profissionais são submetidos a um cenário que mais parece ter saído de um filme de guerra, com o risco de contraírem doenças e ficarem impossibilitados de exercerem suas funções.

Como algum trabalhador pode ter motivação de ir para rua realizar com eficiência seu trabalho, se no local que almoça, descansa e faz suas necessidades está nessas condições?”, relatou um agente que prefere não se identificar.

ff9acd9c f783 40fe 91f7 a6c6334731d7 Sujeira, ratos e teto caindo: a realidade insalubre de Guardas Municipais em alojamento do Leblon
Alojamento de Guardas Municipais no Leblon, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação)

A rotina dos Guardas Municipais da unidade é inversamente proporcional à realidade das áreas em que eles fazem o patrulhamento. A equipe é responsável por monitorar vários bairros da Zona Sul, como Leblon, Ipanema, São Conrado, Gávea, Jardim Botânico, localidades conhecidas pelo alto valor cobrado no metro quadrado, figurando entre os maiores do país.

Em contato com o DIÁRIO DO RIO, a Guarda Municipal informou que já está realizando as obras de manutenção e recuperação das instalações da UOP-Leblon. A GM ainda destacou que as áreas mais críticas não estão sendo utilizadas pelos guardas municipais até a conclusão dos reparos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Sujeira, ratos e teto caindo: a realidade insalubre de Guardas Municipais em alojamento do Leblon

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui