Após cinco anos sem ser realizada, a competição retorna ao Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de setembro, no ginásio do CEFAN da Marinha do Brasil, reunindo 358 atletas de 11 países. O evento será marcado por uma homenagem à lutadora carioca Giullia Penalber, que obteve a melhor colocação da história do wrestling brasileiro em Jogos Olímpicos, ficando em 5º lugar na categoria até 57 kg em Paris 2024. A cerimônia será realizada no dia 27, às 15h30, com a presença do secretário municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder.
Competição aberta a 11 países
Apesar de ser chamada de Sul-Americano, o evento é aberto a todos os países, e nesta edição contará com a participação de atletas de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Jamaica, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil. As lutas serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) no YouTube.
A competição abrange as classes Sênior, Sub-15, Sub-17 e Sub-20, nos estilos greco-romano (masculino) e livre (feminino e masculino). Serão 100 atletas estrangeiros e 258 atletas brasileiros em busca de medalhas e pontos no ranking mundial.
“Uma honra ver nosso país hospedar a volta deste tradicional evento do wrestling mundial. Para nossos atletas, além de buscar melhores posições no ranking, será uma chance de pleitear a entrada no Bolsa Atleta Internacional,” declarou Flavio Cabral, presidente da CBW.
Workshop para incentivo ao wrestling feminino
Além da competição, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a CBW estão promovendo a 5ª edição do Workshop e Treinamento Feminino em Wrestling, que vai até o dia 3 de outubro. O objetivo é combater preconceitos e fortalecer a participação feminina na modalidade. O evento contará com a participação de oito treinadoras e 11 atletas de diferentes estados brasileiros, que participarão de treinamentos, palestras e atividades voltadas ao universo feminino no esporte.
Programação do evento
27 de setembro (sexta-feira)
- 7h30-8h: Exame médico e pesagem de todas as categorias (greco-romano, livre feminino e masculino Sub-17 e Sênior)
- 10h-15h: Eliminatórias de todas as categorias
- 15h30-16h: Cerimônia de Abertura
- 16h-18h: Finais e cerimônia de premiação das categorias Sênior e Sub-17
28 de setembro (sábado)
- 7h30-8h: Exame médico e pesagem de todas as categorias (greco-romano, livre feminino e masculino Sub-20 e Sub-15)
- 10h-15h: Eliminatórias de todas as categorias
- 16h-18h: Finais e cerimônia de premiação das categorias Sub-20 e Sub-15
Estilos Greco-romano e Livre: Principais Diferenças
Greco-romano
- Introduzido em 708 a.C., na Antiguidade. Disputado apenas no masculino.
- A regra só permite ataques acima da cintura, proibindo o uso das pernas para ataques ou defesas.
- Os lutadores brasileiros mais bem ranqueados no estilo greco-romano são Joilson Junior (31º na categoria 77 kg) e Eduard Soghomonyan (43º na categoria 130 kg).
Livre
- Estreou nos Jogos Olímpicos Modernos em 1904 (masculino) e em 2004 (feminino).
- Permite o uso das pernas tanto para ataque quanto para defesa.
- Destaques brasileiros no estilo livre incluem Giullia Penalber (5ª na categoria 62 kg) e Laís Nunes (15ª na mesma categoria).
Serviço: Sul-Americano de Wrestling
- Data: 27 e 28 de setembro
- Local: CEFAN da Marinha do Brasil
- Endereço: Av. Brasil 10.590, próximo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro
- Horário: A partir das 10h
- Transmissão ao vivo: Canal oficial da CBW no YouTube