ONG Cinema Nosso apresenta o Super Hacka Kids. Foto: Divulgação.

De acordo com a pesquisa Game Brasil, aplicada em todo o território nacional em 2021, 84,1% dos pais e responsáveis criaram o hábito de jogar com seus filhos. Essa tendência trouxe uma melhor percepção sobre o universo dos games, tanto como opção de passatempo e entretenimento quanto uma alternativa de carreira, visto que os jogos e as novas tecnologias, como Realidade Aumentada e Realidade Virtual, estão cada vez mais fixadas no mercado de trabalho. Pensando nessa evolução, a ONG Cinema Nosso, através do Super Hacka Kids, está com oportunidades gratuitas para crianças e jovens até o dia 22/08, além de oficinas até novembro para ajudar educadores na sua jornada de ensino à distância.

Para os pequenos entre 10 e 14 anos, alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, que amam jogos digitais e querem aprender a criar o seu próprio game, estão abertas inscrições gratuitas para o Curso de Games Digitais. Com carga horária total de 60 horas e a temática “Território”, o objetivo da formação é ensinar os conceitos básicos de criação até o módulo técnico para estimular que o estudante coloque a mão na massa. Já para os educadores, que foram bastante afetados pela pandemia da Covid-19 e tiveram que adaptar rapidamente os conteúdos e metodologias de ensino para o ambiente virtual, estão abertas oficinas entre os meses de agosto e novembro. Com vagas limitadas, as atividades serão voltadas ao universo das Tecnologias Digitais, Cinema e Games, buscando incentivá-los a trazer a cibercultura para as aulas.

As oficinas Tecnologias Digitais para a Educação, Sonorizar em Casa e Contação de Histórias serão realizadas em parceria com escolas municipais da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, em especial as escolas E.M. Tiradentes e E.M. Orlando Villas Boas, parceiras de longa data da organização. Em breve, novas vagas serão disponibilizadas para as oficinas de Tecnologias Digitais, Cineclubismo e Gamificação para sala de aula. 

Super Hacka Kids

O Super Hacka Kids propõe que crianças e adolescentes se empoderem a partir do movimento “faça você mesmo”, envolvendo não só a prática de prototipação pela tecnologia, como também, através de temas relacionados a problemas reais da sociedade. Investigar, descobrir, criar e refletir é a base metodológica deste projeto, que através da aprendizagem criativa proposta pelos educadores, crianças e adolescentes com seus olhares para o entorno, integram de forma inovadora a reflexão sobre afeto, novas narrativas e cultura. Durante o ano, são realizadas diferentes ações, como a promoção de eventos, palestras, oficinas, batalhas de games, formações em audiovisual e novas tecnologias. O Super Hacka Kids é realizado pelo Cinema Nosso, patrocinado pela RioCard, Ingresso.com e Dataprev, através da Lei de Incentivo à Cultura – ISS e recebe o apoio do Criança Esperança.

Sobre o Cinema Nosso

O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que, há 20 anos, trabalha para proporcionar experiências de tecnologia e inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Rio de Janeiro. Foi constituído informalmente em 2000 – então sob o nome Nós do Cinema – a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Hoje, o Cinema Nosso é um centro de inovação e tecnologia que oferece projetos para infância e juventude. Reconhecida como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 5000 jovens formados em seus cursos, a instituição tem metodologia Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019, aliada ao movimento STEAM e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o respeito às trajetórias e vivências do seu público alvo.

SERVIÇO:
SUPER HACKA KIDS

Curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais
Inscrições: até 22/08
Agendamento e entrevistas: de 22/07 até 26/08.
Resultado: dias 27/08.
Matrícula: dias 27, 28, 29, 30 e 31/08.
Semana de boas-vindas: dias 08, 09 e 10/09.
Aulas: de 13/09 a 04/10 (segundas, quartas e sextas das 14h às 16h)
Carga horária total: 60h.
ODS: 4 – Educação de Qualidade.
Tema: Território.

OFICINAS:
TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO
Carga horária total: 2h.
Data: 19/08
Horário: a confirmar.
Facilitador: Winston Sacramento.
*atividade realizada com grupo fechado

SONORIZAR EM CASA
Carga horária total: 4h.
Data: 18 e 19/08
Horário: a confirmar.
Facilitador: Paloma Santos.
*atividade realizada com grupo fechado

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Carga horária total: 2h.
Data: 20/08.
Horário: a confirmar.
Facilitador: Jusley Sousa.
*atividade realizada com grupo fechado

FORMAÇÃO TECNOLOGIAS DIGITAIS
Carga horária total: 20h.
Inscrições: de 06 a 17/09.
Seleção:13/09.
Período das aulas: de 20/09 a 01/10.

CINECLUBISMO
Carga horária total: 15h.
Inscrições: de 20/09 a 01/10.
Seleção: 04/10.
Período das aulas: de 11/10 a 19/10

GAMIFICAÇÃO PARA SALA DE AULA
Carga horária total: 15h.
Inscrições: de 11/10 a 19/10.
Seleção: 20/10.
Período das aulas: de 25/10 a 03/11.

Para se inscrever e saber mais sobre o Cinema Nosso, acesse o site neste link.
Siga também nas redes sociais: Instagram e Facebook.

carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui