Super Semana Hacka Kids traz programação gratuita recheada de games, cinema e tecnologia

Cursos, oficina de RPG e palestra sobre Tik Tok estão entre as atividades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Super Semana Hacka Kids 2021

Entre os dias 21/05 e 26/05, o Cinema Nosso realizará a Super Semana Hacka Kids, um evento virtual, gratuito e multiplataforma, que motivará crianças e adolescentes, responsáveis e professores a ampliar o universo cibercultural envolvendo temas relacionados à educação, tecnologia, cibercultura e games.

O projeto propõe que crianças e adolescentes se empoderem a partir do movimento “faça você mesmo”, envolvendo a prática de prototipação pela tecnologia através de temas relacionados a problemas reais da sociedade. Investigar, descobrir, criar e refletir são a base metodológica deste projeto, que através da aprendizagem criativa proposta pelos educadores, crianças e adolescentes, com seus olhares para o entorno, integram de forma inovadora a reflexão sobre afeto, novas narrativas e cultura. 

Neste ano, a proposta é realizar formações para crianças, adolescentes e professores, como cursos de desenvolvimento de Jogos, de Audiovisual com Cinema e Animação e um curso de Realidade Aumentada, Tecnologias Digitais na Educação, Cineclubismo nas Escolas e Gamificação para Professores. As formações serão realizadas em parceria com escolas municipais da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, em especial as escolas E.M. Tiradentes e E.M. Orlando Villas Boas. O público-alvo contempla crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos e professores, ambos preferencialmente da rede pública de ensino municipal do Rio de Janeiro.

Ao longo de 2021, serão realizadas diferentes ações, como a promoção de eventos, palestras, oficinas, batalhas de games, formações em audiovisual e novas tecnologias. O Super Hacka Kids é realizado pelo Cinema Nosso, patrocinado pela RioCard através da Lei de Incentivo à Cultura – ISS e recebe o apoio do Criança Esperança

Advertisement

Programação Super Semana Hacka Kids:

21/05 – Sexta-feira – 15h – Mesa de abertura
O Cinema Nosso apresentará as principais ações do projeto Super Hacka Kids e as atividades realizadas durante a Super Semana, que contará com a participação dos parceiros do projeto em 2021. Também será realizada uma live sobre educação e tecnologia, além de sorteios de brindes. 

22/05 – Sábado – Atividades para todos os públicos
10h – Superconectados: como fazer seu jogo em casa
A proposta da atividade é reunir toda a família e desenvolver um jogo incrível a partir dos materiais disponíveis em casa. Classificação etária: 10 anos.
10h – Maratoninha
Exibição de filmes infantis e dicas de atividades que podem ser realizadas a partir da linguagem audiovisual. A sessão acontece em parceria com a Creche Municipal Aldeia dos Curumins. 
11h – Contação de histórias
Contação de histórias com expressão corporal e muita música! A atividade acontece em parceria com a Creche Municipal Aldeia dos Curumins. 
15h – Batalha de Games com jogos colaborativos
Desenvolvedores de jogos e gamers batem um papo sobre desenvolvimento de jogos brasileiros independentes e streaming. Classificação etária: 12 anos

23/05 – Domingo – Atividades para todos os públicos
10h – Oficina RPG, família e afeto
A proposta é estreitar os laços afetivos através do Role-Playing Game, um jogo que estimula a cooperatividade entre os participantes. Classificação etária: 10 anos.
15h – Superconectados – Oficina Maker
Uma atividade surpresa com os materiais que temos em casa! Topa esse desafio? Classificação etária: 10 anos.
17h – Crie seu avatar 
Criação de personagens digitais que podem ser usados de forma divertida em diferentes redes sociais. Classificação etária: 12 anos.

24/05 – Segunda-feira – Painel: A internet é a rua de hoje!
Público-alvo: pais e responsáveis.
14h – Mesa: Navegação responsável e os perigos da superexposição
Um bate-papo sobre a superexposição nas redes sociais e dicas de como mediar os conteúdos acessados por crianças e adolescentes.  
15h – Mesa: Jogos digitais e as profissões do futuro
Um bate-papo sobre os impactos dos jogos digitais nas profissões do futuro.
14h – Oficina de Filtros para Instagram: Introdução à realidade aumentada
Público-alvo: crianças e adolescentes com idade entre 12 e 16 anos, estudantes da E.M. Villas Boas.
16h – Mesa: Meu filho está com sotaque de YouTube!
Infância e comportamento – A internet pode mudar o jeito de falar das crianças e adolescentes? 
18h – Mesa: E agora, nossa casa virou escola?!
Um diálogo sobre pandemia, homeschooling e as novas formas de ensino.

25/05 – Terça-feira
16h – Mesa: Como utilizar o Tik Tok para aplicar conteúdos educacionais
Métodos para utilizar a rede social como ferramenta de práticas educativas.

18h – Oficina Sonorizar em casa (Encontro 1)

Técnicas de como melhorar o som das mídias utilizadas pelos professores nas aulas virtuais. A atividade acontecerá em dois encontros de 2h. 
20h – Oficina Tecnologias Digitais: como produzir materiais pedagógicos para o ambiente virtual.

26/05 Quarta-feira – Atividades para todos os públicos
10h – Maratoninha
Exibição de filmes infantis e dicas de atividades que podem ser realizadas a partir da linguagem audiovisual. A sessão acontece em parceria com a Creche Municipal Aldeia dos Curumins.
11h – Contação de história
Contação de histórias com expressão corporal e muita música! A atividade acontece em parceria com a Creche Municipal Aldeia dos Curumins.
15h – Batalha de Games com jogos colaborativos
Desenvolvedores de jogos e gamers batem um papo sobre desenvolvimento de jogos brasileiros independentes e streaming.
16h – Oficina de Cinema e Animação
Público-alvo: crianças e adolescentes com idade entre 10 e 16 anos, estudantes da E.M. Villas Boas. Através da atividade, os alunos serão introduzidos a técnicas de produção cinematográfica e animação.
18h – Oficina Sonorizar em casa (Encontro 2)
Técnicas de como melhorar o som das mídias utilizadas pelos professores nas aulas virtuais. A atividade acontecerá em dois encontros de 2h. 
19h – Lançamento do jogo Nia “A jornada de uma jovem negra”
Evento de lançamento e venda do jogo desenvolvido pelas alunas da turma de jogos, através do projeto Empoderamento e Cinema – Jovens Negras no Audiovisual.

SERVIÇO
Super Semana Hacka Kids
Período: de 21/05 até 26/05
Oficinas: Inscreva-se através deste link
*As oficinas possuem número de vagas limitado;
*Professores da rede pública municipal de ensino do RJ terão preferência, caso as inscrições excedam o número de vagas disponíveis. 
Cursos: Inscrições para os cursos de formação neste link.
*As inscrições devem ser realizadas por um responsável pelo participante, que possua idade igual ou superior a 18 anos. Durante todo o processo seletivo, o participante deverá estar acompanhado de seu responsável.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Super Semana Hacka Kids traz programação gratuita recheada de games, cinema e tecnologia
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Super Semana Hacka Kids traz programação gratuita recheada de games, cinema e tecnologia
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui