Superlua poderá ser vista nesta terça no Planetário do Rio

Astrônomos acompanharão a sessão, gratuita ao público mediante distribuição de senhas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Superlua, fenômeno que acontece quando ela está mais próxima da Terra, vai acontecer nesta terça-feira, 14/06. Quando isso ocorre, a lua pode parecer maior e mais brilhante. Muitas vezes esta diferença de brilho ou tamanho não consegue ser percebida a olho nu. Para garantir que o fenômeno possa ser observado por estudantes e curiosos, o Planetário da Rio irá abrir suas portas amanhã, a partir das 18h para observação do céu. Astrônomos irão acompanhar a sessão, que é gratuita, e tirar dúvidas sobre o fenômeno.

“A “superlua” acontece quando a Lua Cheia ou a Lua Nova coincidem com o perigeu, que é o ponto na órbita em que a Lua está mais próxima da Terra. Tudo o que está mais próximo, parece maior e mais brilhante. E isso é o que acontece com a Lua durante a “superlua” cheia”, explica Leandro Guedes, astrônomo do Planetário.

Pela proximidade, durante uma superlua o satélite fica um pouco maior e um pouco mais brilhante do que durante uma Lua Cheia “normal”, mas essa diferença não pode ser percebida a olho nu. É necessário fotografar a Lua antes e depois para se perceber a diferença de tamanho e de brilho.

A programação é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Serão distribuídas 100 senhas para entrada 30 minutos antes da abertura para a atividade. A observação do céu depende das condições meteorológicas, e é cancelada caso o tempo esteja nublado ou chuvoso.

Advertisement

Endereço: Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea / Entrada pelo Museu do universo

Estacionamento gratuito no local.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Superlua poderá ser vista nesta terça no Planetário do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Superlua poderá ser vista nesta terça no Planetário do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui