Nesta segunda-feira, (20/06), a SuperVia anunciou vai voltar a oferecer o serviço de trem expresso no ramal Santa Cruz. Aconcessionária ainda afirma que o retorno do expresso vai começar no próximo dia 11 de julho, nos dias úteis, com três trens no pico matutino, partindo de Santa Cruz para a Central do Brasil, entre 4h10 e 4h50.
No dia 25 de julho, os trens expressos vão operar durante todo o período dos horários de pico da manhã (das 4h às 8h) e da tarde (das 17h às 20h), nos dois sentidos do ramal (de Santa Cruz para a Central e da Central para Santa Cruz).
O retorno dos expressos durante todo o período da operação, nos dias úteis, vai ocorrer a partir de 1º de agosto.
Entre Santa Cruz e Deodoro, o trem expresso para em todas as estações. Fora desse trecho, o trem para somente nas estações Madureira, Olímpica de Engenho de Dentro, Maracanã, São Cristóvão e Central do Brasil.
A SuperVia estima que, com a volta do expresso, o tempo de viagem entre Santa Cruz e Central do Brasil será reduzido em uma hora.A empresa diz também que só será possível cumprir essa grade com os trens expressos “caso não haja intercorrências na operação, como os furtos de cabos e vandalismos de equipamentos de infraestrutura, ações que têm afetado diariamente a circulação e a qualidade do serviço oferecido aos passageiros”.