Categorias: Cidades

SuperVia tem estação abandonada há 14 anos na Zona Norte do Rio; construção nunca foi utilizada

Compartilhar

Quem vem da Linha Amarela e entra na alça de acesso ao Norte Shopping não pode deixar de notar uma estrutura inacabada e em visível estado de deterioração. Construída no início dos anos 2000, a Estação Walmart, que deveria ter facilitado o acesso à região e integrado o transporte público à área comercial, nunca foi operada pela Supervia, mesmo estando praticamente finalizada.

Localizada entre as estações Del Castilho e Pilares, na Zona Norte do Rio, a estação foi planejada para fazer parte do Ramal Belford Roxo, um dos mais sucateados da concessionária. A construção foi concluída em 2002, sendo um parceria entre a Supervia e o Walmart, então uma das maiores redes de supermercados no Brasil, que operava no Power Center Linha Amarela até 2020. A estação foi entregue pronta ao final de 2002 como parte de um acordo de contrapartida, no qual o Walmart se comprometeu a construir duas lojas na região. Apesar de ter cumprido sua parte do acordo, a Supervia nunca colocou a estação em operação.

O interior da construção está equipado com plataformas, coberturas, roletas e até elevadores para pessoas com deficiência, mas carece da instalação das passarelas necessárias para que os passageiros possam acessar o local. O objetivo do acordo era duplo: aumentar o número de passageiros no ramal e atrair mais clientes para as lojas.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

A ausência de funcionamento da estação não tem explicações oficiais por parte da Supervia, que nunca apresentou justificativas claras para o não uso da infraestrutura já construída. A situação da área em torno da estação é agravada pelo tráfico de drogas e pela construção de diversas casas ilegais ao longo do seu acesso.

Se estivesse em operação, a parada facilitaria significativamente o acesso ao Norte Shopping, similar ao impacto positivo que as estações da Supervia e do MetrôRio têm no Nova América. Além disso, ofereceria mais uma opção de transporte para os moradores de Pilares e de outras áreas vizinhas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Victor Serra

Jornalista carioca, apaixonado pelas ruas do Rio. Do subúrbio, do samba, da cultura popular e do audiovisual.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

Ver comentários

  • Toda a malha ferroviária operada pela Supervia está tomada de moradias e passagens irregulares como áreas de consumo de drogas e etc. Isso gera sujeira, risco de acidentes, violência e criminalidade. Fora o aumento das passagens por causa dos calotes e destruição dos equipamentos. Isso prejudica muito a vida dos cariocas. É preciso que haja uma coalizão entre todos os poderes públicos da cidade para resolver isso.

  • Eu morei no condomínio que fica atrás do antigo wallmart. Essa estação teria facilitado muito a minha vida e dos demais vizinhos. Uma pena que nunca tenha sido usada.

  • Dá uma tristeza passar ali e ver o favelaço que se tornou, pior que teve bastante tempo para retirarem as moradias irregulares enquanto estava em formação, agora pela proporção que tomou difícil alguém se meter ali.

  • Quem quiser ir lá fazer sexo e sacanagem lá rola de tudo só que sempre tem alguém se masturbando lá dentro, eu msm já fui lá e um cara me Chupou gostoso.

  • Seria a estação Cachambi, Sempre vi essa estação e pensava ter sido desativada. Mas pelo que li na presente matéria a construção da estação na verdade nem foi concluída, ou seja, nem chegou a ser entregue e inaugurada. Muito obrigado por conteúdo como este o Carioca precisa de mais conteúdos assim, triste é me sentir indiferente por acostumar-me com a impunidade e sensação de impotência concernente ao que diz na bandeira de nosso estado "Gerir a coisa pública com retidão". É exatamente o que grande parte de nossos juízes, legisladores, governantes, ministros e gestores do estado do Rio de Janeiro historicamente ignoram.

  • Faz muita falta essa estação seria de grande utilidade pra nós???que moramos na área do norte shopping. Não temos metrô nem trem. Ficamos a mercê dos ônibus que vja passam lotados.

  • Mais uma prova criminosa de dinheiro público desviado para dificultar a vida do cidadão!
    O prefeito da cidade era o cesar maia e o governo estadual ficou nas mãos daquela rosinha garotinho.
    Acredito que esse crime já prescreveu e que a população vai aguardar mais umas décadas para que tudo funcione como planejado.

  • Toda a calha ferroviária entre Del Castilho e Pilares está tomada de moradias irregulares... é muita gente na linha férrea... risco de acidente para passageiros e as famílias que residem ali irregularmente, entre as quais, muitas crianças!

  • Junto a estação de Oswaldo cruz, próximo do motel bola sete.
    A supervia demoliu uma passarela de pedestres que existia sobre a linha do trem,e não construiu outra.
    Coisas da supervia.

    • Demoliu a muitos e muitos anos atrás.

      Só demoliu por causa do grande números de roubos, os ladrões roubavam de um lado e utilizava a passarela para fugir, passando para o outro lado.