O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para o dia 26 de março a retomada do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635, conhecida como ADPF das Favelas. O processo, protocolado em 2019 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), discute a letalidade das operações policiais no Rio de Janeiro e medidas para reduzir mortes durante as ações da Polícia Militar.
A análise foi interrompida no mês passado, quando o relator da ação, ministro Edson Fachin, votou a favor da manutenção das restrições às operações. Durante a tramitação da ADPF, o Supremo determinou a adoção de câmeras corporais nos uniformes dos policiais e viaturas, além da obrigação de comunicação prévia das operações a autoridades de saúde e educação, com o objetivo de proteger escolas e unidades de saúde de tiroteios.
No voto de mérito, Fachin reafirmou a necessidade de seguir essas diretrizes e destacou a importância de investigações rigorosas sobre mortes de moradores e policiais ocorridas durante as operações. Com a retomada do julgamento, mais dez ministros apresentarão seus votos, definindo o futuro das restrições às operações policiais nas comunidades cariocas.
E a julgar pelo seu nome, o que vê acha que entende da cultura do Japão??? Que comédia!!!
E o que dizer do seu, cansado? É cansado para pensar, para pesquisar e vagabundo também? Nos dias de hoje tem amplas ferramentas para conhecer…
Esse STF está abusando dos poderes.
Como que medidas são determinadas (como limitação de operação policial e imposição de uso de câmeras corporais que requer alto investimento em compra, manutenção de equipamentos e imagens) para um único estado que sequer figura entre os três principais do país (AP, BA, PE) em número de violência a cada 100 mil habitantes?
Está clara a atuação política do tribunal.
Quando se trata de violência policial, em artigo do Congresso em Foco apurou o seguinte:
o Amapá foi o estado com maior letalidade policial em 2024: 17,06 ocorrências a cada 100 mil habitantes. Na sequência está a Bahia (10,48), Pará (6,84), Mato Grosso (5,58) e Goiás (5,26). Rondônia foi o estado com a polícia menos letal (0,34), seguida por Pernambuco (0,67), Piauí (0,74), Minas Gerais (0,9) e Santa Catarina (0,97).
Cadê o RJ que não vemos? Simplesmente o RJ não está entre os com maior violência por letalidade policial…
Quando se trata de violência policial, em artigo do Congresso em Foco apurou o seguinte:
“o Amapá foi o estado com maior letalidade policial em 2024: 17,06 ocorrências a cada 100 mil habitantes. Na sequência está a Bahia (10,48), Pará (6,84), Mato Grosso (5,58) e Goiás (5,26). Rondônia foi o estado com a polícia menos letal (0,34), seguida por Pernambuco (0,67), Piauí (0,74), Minas Gerais (0,9) e Santa Catarina (0,97).”
Cadê o RJ que não vemos? Simplesmente o RJ não está entre os com maior violência por letalidade policial…
Espero que continue do jeito que está!
Essa falácia de violência é porque o estado não quer legalizar as drogas! Bom, já que não legaliza, pra que subir favela? Só tem uma resposta. PRA MATAR!!!
Por que não usam a polícia pra pegar ladrão? Tem um monte pelas ruas e ninguém faz nada!
Como que se mata tão pouco no Japão?
Será que o Japão legalizou as drogas?
Então, vá morar no Japão! Aqui é assim e vai continuar! Ase não gosta, mete o pé!!!
A violência policial, segundo a estatística que você mostrou gostar tanto, não me atinge! Sou branco, tenho uma certa grana e não preciso “invadir” favela pra compro que eu posso e quero comprar!
Mas pela educação que eu tive, não posso ver que estão matando pessoas inocentes e virar as costas ou fingir que não estou vendo! A vida é o bem mais importante da sociedade e se você não vê desta forma, há algo errado com você! Espero que não seja a mesma sociopatia que vimos, vinda de um ex presidente!
Então, eu me importo com os menos favorecidos e quero que cessem essa guerra aos pobres, travestida em guerra às drogas! Que não haja esse tipo de operação policial e se for de grande importância, que seja tudo registrado por tais câmeras! A final, quem não deve não teme!
Essa de mandar morar é quem não quer se dar ao trabalho de pesquisar. Prefere repetir como papagaio o manterá. Agora o esquerdista que manda os outros morar no Japão… como aquele de direita que manda morar na Venezuela.
Even gangsters live in fear of Japan’s gun laws
https://www.japantimes.co.jp/news/2013/01/06/national/media-national/even-gangsters-live-in-fear-of-japans-gun-laws/