Surf de peito (jacaré) pode virar patrimônio cultural carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O famoso jacaré, aquele surf de peito que todo carioca que se preze já fez, e chamado por outros de  bodysurf poderá se juntar ao sotaque carioca, a torcida do Flamengo e ao biscoito Globo com mate e se tornar patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro. É o que prevê um projeto do vereador Fernando William(PDT), que propôs o Projeto de Lei nº 742/2018.

De acordo com o vereador Fernando William, a grande alavancada do surfe de peito no Brasil se deu com a evolução do surfe de prancha. “A cada manobra nova do surfe de prancha, o surfe de peito acompanhava. Os bodysurfers simplesmente despencavam nas grandes ondas. Posteriormente, com a evolução, foram surgindo manobras, como o tubo, parafusos e estilos diferenciados“.

No país, o Rio de Janeiro é o celeiro da modalidade. Considerado um esporte de resgate, o surfe de peito é uma categoria em ascensão que, a cada dia, domina as praias cariocas. Os adeptos do “jacaré” inventam, diariamente, novas manobras e estendem os limites, surfando ondas que ultrapassam os sete metros. Para isso, é preciso muita técnica, calma interior e discernimento para escolher as ondas certas, em pouco tempo.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Surf de peito (jacaré) pode virar patrimônio cultural carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui