SUS pode oferecer fisioterapia respiratória para recuperados de Covid-19

O objetivo do projeto é garantir atendimento adequado às pessoas com sequelas pulmonares decorrentes da Covid-19

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (02/06), os vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovaram, em sessão extraordinária, o Projeto de Lei 71/2021, que cria o Programa de Fisioterapia Respiratória Ambulatorial Especializado, no âmbito do Sistema Único de Saúde.

O objetivo do projeto é garantir atendimento adequado às pessoas com sequelas pulmonares decorrentes da Covid-19. Após a aprovação em segunda discussão, o texto segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

De acordo com o projeto, os serviços contarão com atendimento de Fisioterapia Respiratória, além de todos os instrumentos, insumos, recursos e especialistas necessários para o seu funcionamento, de acordo com os protocolos de saúde definidos pelas autoridades. 

A elevada incidência das complicações respiratórias em razão da fibrose pulmonar, da fraqueza muscular respiratória, da manutenção da hipoxemia e da dispneia aos esforços têm comprometido a qualidade de vida dos pacientes. E isso nos motivou a apresentar o projeto”, explica o vereador Dr. Carlos Eduardo.

Advertisement

O vereador Felipe Michel destacou que a lei é importante, pois trata-se de uma doença nova e que isso poderá ajudar a desvendar as sequelas deixadas pela Covid.

Ninguém sabe as consequências desta doença, que é muito nova. Muitos pacientes chegaram a ficar em estado grave, por isso precisamos disponibilizar acompanhamento gratuito para a população. Esta lei é super importante para este controle, até para ajudar a desvendar as reais sequelas da Covid-19″, disse.

São autores do projeto os vereadores Dr. Carlos Eduardo (Pode), Dr. Rogerio Amorim (PSL), Reimont (PT), Cesar Maia (DEM), Prof. Célio Lupparelli (DEM), Marcio Ribeiro (Avante), Dr. Gilberto (PTC), Felipe Michel (PP), Paulo Pinheiro (PSOL) e Dr. Marcos Paulo (PSOL).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp SUS pode oferecer fisioterapia respiratória para recuperados de Covid-19
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui