O Simpatia é Quase Amor, bloco icônico de Ipanema, abre os desfiles de pré-carnaval neste sábado com o tema “Carnaval Sem Anistia”. A concentração ocorre às 14h, na Praça General Osório, e a saída, às 16h, pela Avenida Vieira Souto. O samba é composto por Tomaz Miranda e Leandro Fregonesi, e a bateria está sob o comando de Mestre Penha.
Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025
No domingo, o Suvaco do Cristo faz o penúltimo desfile de sua história, celebrando 40 anos. A concentração começa às 8h, na Rua Jardim Botânico (Bar Joia), com saída às 9h. O bloco cantará o samba “Bundalelê”, de 1993, composto por Lenine e Bráulio Tavares. “O Suvaco sai da rua para entrar na história porque considera sua missão cumprida. O Carnaval de rua foi revitalizado e renovado de uma forma incrível. Temos blocos de todas as cores, de todos os ritmos musicais, de todos os gêneros. Por isso, a nave do Suvaco pode pousar e repousar tranquilamente”, diz João Avelleira, fundador e presidente em exercício do Suvaco do Cristo.
O Fogo & Paixão comemora 15 anos no Largo de São Francisco de Paula, no Centro, também no domingo, às 9h. A proposta do CarnaValsa trará releituras de clássicos “brega-carnavalescos” e sucessos atuais, incluindo uma versão brasileira de Total Eclipse of the Heart. Já o Tá Pirando, Pirado, Pirou! desfilará às 16h, na Av. Pasteur, na Urca, celebrando 20 anos de história com o tema “Qorpo-Santo, Poeta do Absurdo Contra o Manicômio”. O Gigantes da Lira, bloco infantil, passa por Laranjeiras, às 10h de domingo, focando personagens da commedia dell’arte italiana e do teatro de boulevard francês.
Além dos desfiles, outros eventos ocorrem no fim de semana. Na sexta (21/02), o Bloco Virtual faz seu ensaio final no Leme, das 19h às 22h. No sábado (22/02), às 14h, o Superbacana recebe o Mulheres Rodadas no Espaço Cultural Cachaça Axé, no Centro, e às 18h, o bloco Que Merda é Essa ensaia no Bar Magnólia, em Ipanema, com participação do Samba do Domênico e bateria do mestre PH.