Tainá de Paula, Benedita da Silva e Djamila Ribeiro se reúnem em debate sobre Mulher Negra, Poder e Política

A vereadora Tainá de Paula convida Djamila Ribeiro e Benedita da Silva para conversar sobre as conquistas alcançadas ao longo dos anos, e os desafios que enfrentamos neste momento de crise política e institucional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem: Divulgação

Nesta terça-feira, 16/03, a partir das 19h, será realizado um debate com três grandes mulheres de personalidade: Tainá de Paula, Djamila Ribeiro e Benedita da Silva para falar sobre Mulher Negra, Poder e Política. A discussão poderá ser acompanhada através de inscrições pelo link na plataforma do Zoom.

A conjuntura de retrocessos políticos tem como principais contrapontos mulheres negras. Nas últimas eleições municipais, ocorridas em 2020, novos nomes foram eleitos e prometem arejar e transformar a política institucional. No campo da ciência e da intelectualidade, as mulheres negras começam a ganhar mais visibilidade e reconhecimento. Mas estamos muito longe de atingir a paridade e igualdade de oportunidades das mulheres negras nos espaços de poder.

Mesmo as mulheres representando mais de 51,8% da população e 52% do eleitorado brasileiro, os dados não são proporcionais. Em 2020, foram eleitas 651 prefeitas (12,1%), contra 4.750 prefeitos (87,9%). Já para as câmaras municipais, foram 9.196 vereadoras eleitas (16%), contra 48.265 vereadores (84%), segundo os dados do TSE.

No Rio de Janeiro, dos 51 vereadores eleitos, 9 são mulheres (19%) e 41 homens (80,4%). Sendo Tainá de Paula uma das vereadoras mais votadas de toda a Casa Legislativa.

Advertisement

SERVIÇO:
Mulher Negra, Poder e Política

Data: 16/03
Horário: às 19h
Link para inscrições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tainá de Paula, Benedita da Silva e Djamila Ribeiro se reúnem em debate sobre Mulher Negra, Poder e Política
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Tainá de Paula, Benedita da Silva e Djamila Ribeiro se reúnem em debate sobre Mulher Negra, Poder e Política
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui