Tarcísio Motta: Os governos apostam com a vida dos cidadãos

Vereador do Rio fala sobre os desastres causados pelas chuvas e enchentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Governo do Estado

Por: Tarcísio Motta

Descaso com a contenção de encostas e a drenagem das águas pluviais, falta de política de moradia e milhões de reais em obras prometidas que não são concluídas. O resultado, já sabemos: quando a chuva intensa chega, famílias perdem suas casas, seus pertences e, muitas vezes, até a vida de entes queridos. São histórias que se repetem em diferentes regiões do país: vimos isso no Grande Recife, no sul da Bahia, no norte de Minas Gerais, em São Paulo e na região serrana do Rio de Janeiro. O que não canso de repetir é que essas tragédias são causadas pela omissão do Estado brasileiro.

Desastres são muitas vezes considerados como fatalidades naturais, acontecimentos inevitáveis. Essa visão equivocada impede a compreensão da sua dinâmica socioambiental e dificulta propor soluções e apontar responsabilidades. As tragédias só ocorrem em territórios vulneráveis, que estão expostos a ameaças. Nas cidades, as fragilidades estão relacionadas às características físicas da paisagem, à qualidade dos serviços públicos e à política de uso e ocupação do solo. Logo, o poder público é responsável pelo grau de exposição socioambiental de um território a uma ameaça climática.

Quando um evento adverso, como chuvas torrenciais, atinge toda a cidade, os estragos tendem a se concentrar nas áreas com menos cobertura florestal, infraestrutura urbana e serviços assistenciais. Ou seja, a maior parcela dos riscos recai sobre os mais pobres. Por isso, os desastres nos informam mais sobre as desigualdades do território atingido do que sobre a potência das chuvas. Eles escancaram nossas injustiças socioambientais.

Advertisement

A situação se torna ainda mais grave devido às mudanças climáticas decorrentes do colapso ecológico global que vivemos: tudo indica que os problemas tendem a se agravar. O poder público precisa tomar medidas urgentes para evitar novas tragédias. Precisamos construir um Sistema Único de Proteção Socioambiental eficiente que ajude a organizar e viabilizar ações locais de prevenção e mitigação de desastres. Também não é possível que se continue alegando uma suposta responsabilidade fiscal para bloquear recursos quando se tem mais de 200 mortos em Petrópolis e mais de 100 no Grande Recife. A prevenção e o auxílio às vítimas devem ter prioridade. Por isso os governos, especialmente o federal, são corresponsáveis pelas tragédias que têm se repetido no país.

Na CPI das Enchentes, que realizamos no Rio de Janeiro em 2019, apresentamos 105 recomendações e sugerimos o indiciamento de cinco autoridades. Ficou evidente que o que mata não é a chuva, e sim o descaso dos governos que arriscam a vida dos cidadãos ao remanejar para outras áreas os recursos que deveriam garantir a proteção socioambiental dos territórios: se a chuva não vem forte naquele ano, aquele dinheiro que foi retirado da prevenção parece não ter feito falta. A população só nota que foi retirada verba da contenção de uma encosta, por exemplo, se ela ruir. Só que esse dinheiro que não é investido agora é a encosta que vai desabar dois anos depois. Aprendemos que não dá para evitar as chuvas, mas dá para evitar os desastres.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tarcísio Motta: Os governos apostam com a vida dos cidadãos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui