Gordofobia: aversão preconceituosa a pessoas gordas. O vereador Tarcísio Motta (PSOL) conhece bem essa discriminação, que o tornou alvo de ataques por diversas vezes nas redes sociais e até no Plenário da Câmara Municipal. Nesta quinta-feira (04/08), à 19h, ele vai promover a roda de conversa “Rio sem gordofobia” na Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro. A ideia é discutir como políticas públicas podem ajudar a combater esse preconceito.
Na última quarta-feira (03/08), o vereador aprovou, em primeira discussão, projeto de lei que inclui o Dia Contra a Gordofobia no calendário oficial da cidade.
“A gordofobia está em todos os lugares. Disfarçada de preocupação com a saúde, acaba reforçando preconceitos, marginalizando pessoas e excluindo-as socialmente”, disse Tarcísio Motta em plenário.
Roda de conversa com Tarcísio Motta
Rio sem Gordofobia
Quinta-feira, 04/08, às 19h
Adoulas-RJ (Rua Teófilo Otoni, 52, sala 803)
Ele fala sobre gordofobia, mas percebe-se, nesta foto, que eliminou peso. Romantizar e dizer que há vantagens na obesidade é patifaria.
Ele faria um serviço melhor à coletividade se chamasse os Vigilantes do Peso para um debate, porque obesidade não é brincadeira – não é engraçado – não é objeto de ideologia. É algo que tem que ser resolvido pelas pessoas: dá trabalho, é demorado, precisa de boa-vontade e dedicação – como toda coisa a ser conquistada.
Levantar punhos numa foto não ajuda em nada.