Taxistas do estado do Rio recebem selo de segurança ‘Ande de Táxi Legal’

A iniciativa pretende combater táxis piratas. Em todo o estado há 33 mil táxis em circulação, sendo 30 mil somente na capital

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O governador Cláudio Castro (PL) participou, nesta sexta-feira (02/07), do lançamento do selo de segurança ‘Ande de Táxi Legal’. A iniciativa tem o objetivo de combater táxis piratas e é uma parceria entre o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem/RJ) e a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O novo selo será utilizado nos taxis que circulam em todo o estado.

Em todo o estado há 33 mil táxis em circulação, sendo 30 mil somente na capital. O selo será colado do lado direito do para-brisa dianteiro para facilitar a identificação por parte do usuário de que se trata de um veículo legalizado. A identificação só poderá ser feita por fiscais da Diretoria de Táxis do Ipem/RJ, que utilizarão equipamentos com luz ultravioleta para realizar a leitura do código de barras e demais lacres de segurança impressos no selo.

Durante o evento, que aconteceu na sede do Ipem/RJ, em Piedade, Zona Norte do Rio, o governador destacou a importância do selo para os taxistas e para os passageiros.

“Com esse selo, moradores, turistas e os motoristas de táxi se sentirão mais seguros. É uma garantia para a população de que aquele profissional é acompanhado pelo estado. A iniciativa é também um ato de justiça social para os taxistas regulares, que pagam seus impostos, para não haja concorrência desleal com quem trabalha de forma ilegal”, ressaltou Castro.

Advertisement

Para impedir que veículos circulem ilegalmente ou com uma dupla autorização, o Ipem/RJ passará a se basear em um cadastro único com todos os dados dos proprietários dos veículos, que serão fornecidos pelas prefeituras.

“Começamos hoje aqui no Rio a identificação com esse selo nos táxis que estão legalizados. Nossa próxima etapa é começar esse trabalho em todos os municípios. Se no momento de embarcar o usuário observar que o taxista não possui esse selo, não entre no carro e ligue imediatamente para a ouvidoria do órgão pelo 0800 282 3040 ou comunique pelo e- mail ouvidoria@ipem.rj.gov.br”, esclareceu o presidente do Ipem/RJ, Kennedy Martins.

De acordo com o presidente da Comissão de Transportes da Alerj, deputado Dionísio Lins (PP), o Ipem/RJ vai realizar ações itinerantes para oferecer o selo para taxistas de todo o estado.

“O taxista terá a sede para receber o selo, o posto que está sendo aberto na Ceasa e, além disso, equipes do Ipem vãos e deslocar em dois ônibus para outras regiões do estado para melhor atender a população”, afirmou o deputado.

Roberto Augusto, taxista há 23 anos, já está circulando o selo em seu carro.

“O selo de segurança é primordial para demonstrar a nossa legalidade, é uma identidade visual para o passageiro, que imediatamente poderá nos reconhecer”, disse o taxista.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Taxistas do estado do Rio recebem selo de segurança ‘Ande de Táxi Legal’
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui