Teatro Ipanema recebe espetáculo gratuito sobre João Cândido, líder da Revolta da Chibata

A peça – indicada ao Prêmio Shell em 2022 -, tem pesquisa de Luiz Antonio Simas, texto e direção de Vinícius Baião, e e estará em cartaz de 20 a 23 de março

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Divulgação

A premiada Cia. Cerne volta ao Rio de Janeiro para uma série de apresentações gratuitas de seu espetáculo “Turmalina 18-50”, que conta a vida de João Cândido, o Almirante Negro da música “Mestre Sala dos Mares”, de Aldir Blanc e João Bosco. A peça – indicada ao Prêmio Shell em 2022 -, tem pesquisa de Luiz Antonio Simas, texto e direção de Vinícius Baião, e e estará em cartaz de 20 a 23 de março no Teatro Ipanema, e depois segue para apresentações em arenas culturais das Zonas Norte e Oeste da Cidade.

Sob a supervisão de Rodrigo França, a montagem carrega no título o último endereço onde viveu João Cândido – Rua Turmalina, Lote 18, Quadra 50 –, em São João de Meriti, e refaz os caminhos percorridos pelo líder como forma de celebrar sua história e combater o apagamento de sua memória. Sua relação com as águas é tratada de maneira poética e simbólica, evocando a marinha, a pesca, os portos e também São João Batista, santidade católica que instituiu o batismo pelas águas e que margeia a vida de João, nascido no dia consagrado ao santo e residente a maior parte de sua vida na cidade da Baixada Fluminense, cujo nome é em homenagem ao padroeiro. Outra relação traçada pela peça é a possibilidade de caminhos dados pelas encruzilhadas, em uma referência direta a sua terra natal, Encruzilhada do Sul (RS).

O espetáculo, que tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro através do edital FOCA, retrata os abusos sofridos pelos marinheiros negros até a primeira década do século passado, exalta a Revolta da Chibata, marco na luta por igualdade racial no país, denuncia o esquecimento intencional a que esta revolta e suas consequências foram submetidas e apresenta os últimos dias de João Cândido, um herói nacional pobre e esquecido, numa rua de terra na Baixada Fluminense.

Cia. Cerne
Fundada em 2013, a Cia. Cerne hoje é como uma das principais companhias do Rio de Janeiro. Tendo circulado por dez estados do Brasil e participado de importantes festivais, já recebeu mais de 60 prêmios nacionais, incluindo os prestigiados Prêmio Shell (pela dramaturgia do espetáculo TRÊS IRM?OS) e Prêmio CBTIJ (pelas adaptações dos clássicos infanto-juvenis ERA UMA VEZ UM TIRANO e UMA HISTÓRIA DE RABOS PRESOS).

SERVIÇO | TURMALINA 18 – 50

20 a 23 de março de 2025 – Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h.
TEATRO IPANEMA (R. Prudente de Morais, 824 – Ipanema)

25 de março de 2025 – às 19h.
ARENINHA CULTURAL JACOB DO BANDOLIM (Praça do Barro Vermelho, Pechincha – Jacarepaguá)

26 de março de 2025 – às 19h.
ARENINHA CULTURAL HERMETO PASCOAL (Praça Primeiro de Maio, S/N, Bangu)

27 de março de 2025 – às 20h.
ARENA JACOB SANDRA SÁ (Rua 12, 1 – Conjunto Guandu, Santa Cruz)

28 de março de 2025 – às 19h.
ARENA CARIOCA DICRÓ (Parque Ari Barroso – Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n – Penha)

ENTRADA GRATUITA
Informações: ciacerne@gmail.com

FICHA TÉCNICA:
Dramaturgia e Direção: Vinicius Baião
Supervisão: Rodrigo França
Pesquisa: Luiz Antonio Simas e Vinicius Baião
Elenco: Diogo Nunes, Gabriela Estolano, Graciana Valladares, Higor Nery, Leandro Fazolla e Madson Vilela
Cenografia: Cachalotte Matos
Figurino: Carol Barros
Preparação Corporal: Orlando Caldeira
Trilha Sonora, Direção Musical e Preparação Vocal: Kadú Monteiro
Iluminação: Ana Luzia de Simoni e Victor Tavares
Fotos: Stephany Lopez
Registro audiovisual: Guapoz
Realização: Instituto Cultural Cerne e Cia Cerne

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Teatro Ipanema recebe espetáculo gratuito sobre João Cândido, líder da Revolta da Chibataddr newsletter Teatro Ipanema recebe espetáculo gratuito sobre João Cândido, líder da Revolta da Chibata
lapa dos mercadores 2024 Teatro Ipanema recebe espetáculo gratuito sobre João Cândido, líder da Revolta da Chibata

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui