Tecnologia no Carnaval: pulseira digital ajudará a localizar crianças e adolescentes perdidos

O Governo do Estado do Rio lançou uma pulseira digital para ajudar a localizar crianças e adolescentes desaparecidos durante o Carnaval. O dispositivo usa reconhecimento facial e pode ser acessado via aplicativo 190RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com o objetivo de reforçar a segurança no Carnaval do Rio de Janeiro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Polícia Militar, lançou uma pulseira digital para ajudar na localização de desaparecidos, especialmente crianças e adolescentes, em áreas de grande aglomeração. A tecnologia funciona integrada ao aplicativo 190RJ e ao sistema de reconhecimento facial, que utiliza mais de 150 câmeras de monitoramento urbano espalhadas pela cidade, tanto na orla quanto nos blocos de rua.

“Com a pulseira digital, damos mais tranquilidade para as famílias durante o Carnaval, garantindo que crianças e adolescentes sejam rapidamente localizados, caso se percam. Esse é mais um exemplo do nosso compromisso em modernizar e fortalecer a segurança pública no Rio de Janeiro”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Como funciona a pulseira digital

Para utilizar o serviço, os responsáveis devem baixar o aplicativo 190RJ e acessar a opção “pessoas desaparecidas”, preenchendo os dados solicitados. O cadastro prévio da criança ou adolescente é recomendado para agilizar o processo de localização em caso de desaparecimento.

Caso uma criança cadastrada se perca durante um evento, o sistema de reconhecimento facial será acionado. Assim que a imagem do menor for identificada, um alerta será enviado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que mobilizará a equipe policial mais próxima para iniciar as buscas com o auxílio das câmeras da região.

“Ao disponibilizar mais esse serviço, nossa corporação demonstra sua preocupação em servir e proteger a sociedade, contando com o empenho dos policiais e empregando todos os recursos tecnológicos disponíveis. A nova funcionalidade passará a fazer parte da rotina da Polícia Militar para localizar pessoas perdidas nas praias, shows, estádios esportivos e demais eventos”, destacou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tecnologia no Carnaval: pulseira digital ajudará a localizar crianças e adolescentes perdidos

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui