A forte chuva que caiu sobre o Rio de Janeiro no último domingo (12/12) acabou trazendo transtornos não só a quem estava nas ruas, mas também em ambientes fechados. Muito aguardado, o concurso da Polícia Civil para o cargo de delegado, que teve suas provas começando às 14h, precisou ser suspenso quando já estava em andamento.
Acontecendo na capital fluminense no polo de Padre Miguel das Faculdades Integradas Simonsen e nas unidades de Bonsucesso, Campo Grande, Taquara, Bangu Shopping e Bangu Feira do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), o certame foi interrompido por volta das 16h à medida que a chuva foi ficando mais intensa.
”Quando começou a chover, faltou luz no andar. Ela ia e voltava o tempo todo. Nesse momento, já não tínhamos mais certeza do que poderia acontecer na prova, pois todos começaram a conversar na sala, além de perdermos a concentração e ficarmos na incerteza de como tudo iria acontecer, até que o coordenador da organização do concurso entrou na sala dizendo que havia sido anulado em todo o estado”, explica o advogado Lucas Terra, que realizou o concurso em Padre Miguel, em contato exclusivo com a reportagem.
Ainda segundo ele, houve desorganização na saída do local. ”Teve quebra do sigilo da prova, já que algumas pessoas conseguiram sair com ela e outras não”, relatou.
Vale ressaltar que o DIÁRIO DO RIO entrou em contato com o Cebraspe, responsável pela organização do concurso, para averiguar em relação à nova data da prova, mas, até o fechamento desta matéria, não obteve resposta. O texto será atualizado tão logo isso aconteça (conferir no final).
O que diz a polícia
Por meio de nota oficial, a Polícia Civil informou que a decisão pela suspensão do concurso aconteceu para preservar a saúda dos candidatos. ”A decisão conjunta, mesmo sem a existência de feridos, foi adotada devido à impossibilidade de realocação imediata de determinado número de candidatos em outros espaços, e teve por finalidade evitar qualquer risco à saúde e à segurança dos concorrentes e viabilizar as condições adequadas de isonomia e lisura do certame”, informou.