Tensão Flutuante: o Rio de Caetano Veloso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Existem cidades que extrapolam os limites de seu próprio território. Para falar mais claramente: existem cidades que nem mesmo são territórios, mas terras sem horizonte definido, universos em expansão. Chico Science cantou que a cidade é uma máquina febril e inquieta que “não para” e “só cresce”; e, nesse movimento ascendente, ganha uma proporção que a catapulta para “além dos mares”. Mário Quintana completa a fala de Chico e declara que a cidade é um rio corrente onde assistimos “a vida continuando pelo mundo”. Nos dois casos, a cidade não se contenta em ser um simples pedaço demarcado de terra, sufocado por ruas, concreto e edifícios.

A cidade tem seus “quereres” e caprichos: ela quer ser cantada, exaltada, refletida, compreendida; ela quer ser um objeto de poesia; e, por isso, atravessar os mares, ser mais do que um metro quadrado fixado no mapa geográfico. Foi assim e sempre será graças à força do gesto poético. Caetano Veloso compõe o time de poetas que, similar da mesma forma que Science e Quintana, cantou a cidade no lirismo e na epopeia, declarando ora o amor ora a revolta por esse espaço comum que nos abriga e nos hostiliza, que nos cerca na mesma medida em que nos asfixia.

Caetano cantou algumas cidades: Salvador, Santo Amaro, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres e Nova Iorque. Dedicou versos para cada uma,que não só reforçam a beleza de sua escrita, bem como elevam-nas ao nível daquilo que vai além dos mares: o nível dos objetos transcendentes. Cada canção escreveu o nome dessa cidade no livro da eternidade. Na Bahia, Caetano nasceu e formou seu caráter. Em São Paulo, desenvolveu sua intelectualidade. Mas foi no Rio que ele acumulou experiências marcantes em sua vida: aplausos e vaias nos festivais da canção, as amizades com Chico, Vinícius, Benjor e Paulinho da Viola, o contato com a bossa nova, o casamento, o nascimento dos filhos, as passeatas estudantis e o cárcere durante a ditadura.

O Rio é um objeto transcendente da poesia já no álbum Caetano Veloso (1967). “Paisagem útil” aparece como uma dialética que se opõe aopessimismo de Vinicius de Moraes. Se a lírica viniciana, com seu romantismo tardio, atribui inutilidade à paisagem carioca, uma vez que a mulher amada está ausente, Caetano repensa esse valor de forma positiva. Inspirado na estética dos poemas visuais do Concretismo, Caetano percebe que a cidade existe, antes mesmo do amor; e, com sua existência, temos a bordo um céu e um mar que “vão longe”, que suspendem luzes e cores que decoram a paisagem sempre renovadora dos “pobres, tristes, felizes corações amantes”.

Advertisement

No mesmo álbum, Caetano celebra Copacabana na alegre canção “Superbacana”. Fazendo uso do mesmo recurso plástico que “Paisagem útil”, Caetano canta a cidade explorando imagens, como numa tentativa de registrá-la de forma cinematográfica. Copacabana não é um território; é uma grande tela, um “mundo”, uma metrópole dentro da metrópole: “tudo” aterrissa e habita ali. Bairro singular da capital do Brasil, na época Copacabana era o eixo da modernidade musical e da cultura pop. “O mundo explode longe, muito longe/ o sol responde/ e tempo esconde/ O vento espalha e as migalhas caem todas sobre Copacabana”. Migalhas criadoras que, no fim, dão vida ao Tropicalismo.

No álbum Cinema transcendental (1979), Caetano mantém seu otimismo em relação à cidade. Depois de retornar de seu depressivo exílio em Londres, o Rio se tornou para ele espaço do desbunde, do hedonismo, dos encontros performáticos nas dunas de Ipanema. “Menino do Rio” traduz essa atmosfera hippie mesmo após o fim desse movimento. É na areia da praia que a cidade pulsa sua vida e deixa transparecer uma “tensão flutuante” muito característica de sua gente alegre e vadia: são corpos abertos ao espaço, calores provocantes, arrepios de nossa brasilidade morena, despudorada e viçosa.

 À noite, porém, quando “Lua e estrela” desponta no “céu da cidade”, Caetano é levado a cantar a letra de Vinícius Cantuária, gravada no álbum Outras palavras (1981). No mesmo tom hippie, o Rio é cantado como a cidade que é “espelho” de encontros amorosos livres e fortuitos, em que o poeta, perdido na boemia do Baixo Gávea, busca a “menina do anel de lua e estrela.”

Apesar da tentação de desbunde, nos meados da década de 1980 a poesia muda; Caetano passa a nos apresentar um Rio de Janeiro decadente e empobrecido, muito em razão do choque causado pelo crescimento demográfico, pela crise econômica turbinada pelo neoliberalismo e pelo aumento da violência urbana. Caetano se vê dividido entre o lirismo poético de “Valsa de uma cidade”, canção de Ismael Netto e Antônio Maria que ele gravou no álbum Caetano (1987), e a crítica social de “O Estrangeiro”, canção autoral do álbum homônimo O Estrangeiro (1989).

Em “Valsa”, o Rio é apresentado sob o olhar de outros poetas; vimos o hedonismo da cidade brilhar nos versos que são uma ode ao prazer. Amar o “vento do mar no rosto, “o sol a queimar”, a “gente feliz” a passar são razões para se viver no Rio; e quem ama o Rio também é amável, é objeto de poesia. Todavia em “O Estrangeiro”, o Rio amargura uma imagem negativa. A tensão flutuante é ambígua: alterna a alegria e o pavor. A Baía de Guanabara é “ao mesmo tempo bela e banguela”: irradia uma luz branca “das areias e das espumas” que encanta e uma sombra que obscurece, que causa cegueira aquele que no dia-a-dia a contempla e não a reconhece.

Caetano é cego: se iludiu com o Rio; de tanto tê-la como estrela, foi seduzido pela beleza. Urge aderir à cegueira criativa de Stevie Wonder e Ray Charles: na escuridão, revelar, iluminar. Por isso, ele toma uma posição crítica de quem olha perplexo como um estrangeiro. O Rio de Caetano também é cantado por suas mazelas; o Rio opressor onde “o certo é certo”, em que o “macho adulto branco” está“sempre no comando”; o Rio racista e classista que risca os índios e vira o rosto para suas desigualdades desprezando os pretos; o Rio que vive o “raro pesadelo” de uma metrópole neoliberal “que aqui começa a construir”; que, apesar de tudo, “passará”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tensão Flutuante: o Rio de Caetano Veloso
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui