Teresa Cristina recebe medalha Chiquinha Gonzaga no Dia da Mulher Sambista

O vereador Tarcísio Motta (Psol) será o responsável por entregar a medalha à cantora em uma live nesta terça-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Nesta terça-feira (13/04), dia em que se comemora o dia da mulher sambista, a cantora Teresa Cristina receberá a Medalha Chiquinha Gonzaga. O evento será realizado em formato de live e terá como mestre de cerimônia o vereador Tarcísio Motta (Psol).

Em sua conta no Instagram, Teresa Cristina falou da honra de receber a medalha e convocou seus seguidores para assisti-la:

O dia mulher sambista entrou no calendário carioca em 2019 por iniciativa do vereador Tarcísio Motta do samba, que ocorreu depois de um pedido do perfil “sambistas da depressão”, após o falecimento de Dona Ivone Lara. O objetivo do parlamentar ao propor o projeto de lei, foi de incentivar eventos de cultura e debates sobre o lugar ocupado hoje pela mulher no samba.

Advertisement

“A lei do Dia da Mulher Sambista foi um pedido de um grupo de compositoras, cantoras, instrumentistas, musicistas que queriam marcar o papel fundamental das mulheres no mundo do samba ao mesmo tempo em que podem quebrar o apagamento que se faz sobre esse papel”. Nesse sentido, “Dedicar o dia de nascimento da grande Dona Ivone Lara a todas as mulheres sambistas faz todo o sentido, assim como homenagear Teresa Cristina e tudo aquilo que ela tem feito pelo samba e pelas mulheres. Nosso mandato foi instrumento para o protagonismo delas“, afirma Tarcísio.

A escolha do dia 13/04 faz referência e celebra o nascimento da grande compositora Dona Ivone Lara, que neste ano faria 99 anos e foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba, o Império Serrano. A artista até hoje exerce grande influência, tendo sendo, inclusive, homenageada por sua escola de coração em 2012 com o enredo: “Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba”.

A medalha Chiquinha Gonzaga foi criada pela Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro para prestar homenagem a personalidades femininas, que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais. No ano de 2008, Edinha Diniz, biógrafa de Chiquinha Gonzaga, foi homenageada juntamente com a bailarina Ana Botafogo, a repórter e jornalista Glória Maria (na presença de sua mãe) e atriz Dercy Gonçalves.

A live em que Tereza Cristina receberá a honraria acontecerá hoje, às 20h já tem mais de 20 participações confirmadas. Entre elas: Áurea Martins, Nilse Carvalho, Zé Renato e Lúcio Mauro Filho.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teresa Cristina recebe medalha Chiquinha Gonzaga no Dia da Mulher Sambista
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Teresa Cristina recebe medalha Chiquinha Gonzaga no Dia da Mulher Sambista
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui