Foto: Reprodução/Internet

Nesta terça-feira (13/04), dia em que se comemora o dia da mulher sambista, a cantora Teresa Cristina receberá a Medalha Chiquinha Gonzaga. O evento será realizado em formato de live e terá como mestre de cerimônia o vereador Tarcísio Motta (Psol).

Em sua conta no Instagram, Teresa Cristina falou da honra de receber a medalha e convocou seus seguidores para assisti-la:

O dia mulher sambista entrou no calendário carioca em 2019 por iniciativa do vereador Tarcísio Motta do samba, que ocorreu depois de um pedido do perfil “sambistas da depressão”, após o falecimento de Dona Ivone Lara. O objetivo do parlamentar ao propor o projeto de lei, foi de incentivar eventos de cultura e debates sobre o lugar ocupado hoje pela mulher no samba.

“A lei do Dia da Mulher Sambista foi um pedido de um grupo de compositoras, cantoras, instrumentistas, musicistas que queriam marcar o papel fundamental das mulheres no mundo do samba ao mesmo tempo em que podem quebrar o apagamento que se faz sobre esse papel”. Nesse sentido, “Dedicar o dia de nascimento da grande Dona Ivone Lara a todas as mulheres sambistas faz todo o sentido, assim como homenagear Teresa Cristina e tudo aquilo que ela tem feito pelo samba e pelas mulheres. Nosso mandato foi instrumento para o protagonismo delas“, afirma Tarcísio.

A escolha do dia 13/04 faz referência e celebra o nascimento da grande compositora Dona Ivone Lara, que neste ano faria 99 anos e foi a primeira mulher a assinar um samba-enredo e a fazer parte da ala de compositores de uma escola de samba, o Império Serrano. A artista até hoje exerce grande influência, tendo sendo, inclusive, homenageada por sua escola de coração em 2012 com o enredo: “Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba”.

A medalha Chiquinha Gonzaga foi criada pela Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro para prestar homenagem a personalidades femininas, que reconhecidamente tenham se destacado em prol das causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais. No ano de 2008, Edinha Diniz, biógrafa de Chiquinha Gonzaga, foi homenageada juntamente com a bailarina Ana Botafogo, a repórter e jornalista Glória Maria (na presença de sua mãe) e atriz Dercy Gonçalves.

A live em que Tereza Cristina receberá a honraria acontecerá hoje, às 20h já tem mais de 20 participações confirmadas. Entre elas: Áurea Martins, Nilse Carvalho, Zé Renato e Lúcio Mauro Filho.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

Vanessa Costa
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui