Teresópolis encena Paixão de Cristo na Praça de Santa Teresa

Padre Jorge Medeiros, pároco da Matriz de Santa Teresa, convidou todos os cidadãos e amigos de Teresópolis para celebrar a programação da Semana Santa na Igreja

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Celebração da Semana Santa em Teresópolis / Foto: Bruno Napumuceno

A população de Teresópolis, ne região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, comemora a Semana Santa com fortes sinais de intensa fé. Na quinta-feira (14.04), foi encenada a Via Sacra, na Praça de Santa Teresa, no Centro da cidade. O evento marca um momento importante de integração entre a comunidade local e a tradição e os valores cristãos.

A encenação da Paixão de Cristo, comoveu os espectadores presentes, que puderam reviver a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, a santa ceia, o julgamento e morte na Cruz e, finalmente, a sua Ressurreição de filho de Deus. A Paixão de Cristo foi reencenada nesta sexta-feira (15.04), às 18h, e será encenada novamente, no sábado de aleluia, às 21h. O evento é uma realização do Instituto Saber e conta com o apoio da Prefeitura de Teresópolis e da Paróquia da Matriz de Santa Teresa.

Pedro Werneck e Padre Jonas Teresópolis encena Paixão de Cristo na Praça de Santa Teresa
Padre Jorge Madeiros e o administrador Pedro Werneck convidam
a comunidade para a celebração da
Semana Santa em Teresópolis / Divulgação

Padre Jorge Medeiros, pároco da Matriz de Santa Teresa, convidou todos os cidadãos e amigos de Teresópolis para celebrar a programação da Semana Santa na Igreja, como testemunho da fé em Cristo e em sua Ressureeição.

“A Semana Santa começa com a tradicional abertura, como o Domingo de Ramos. E, em Teresópolis, esse lugar abençoado por Deus, esse lugar tão bonito, nós teremos na Matriz de Santa Teresa, momentos inesquecíveis, onde vamos rezar, por você e a sua família, e pelo mundo inteiro. Teremos toda a programação da Semana Santa, e também o grande espetáculo da encenação da Paixão de Cristo, do qual participam mais de 80 atores e um cenário muito bem preparado, com o apoio de toda cidade e de alguns empresários. O mais importante, no entanto, é viver a Páscoa, que é vida nova, de paz e de muito amor,” disse Padre Jorge Medeiros.

Advertisement

O produtor rural e administrador, Pedro Werneck, enfatizou a importância da programação religiosa na cidade, além de destacar o papel desempenhado pelo Padre Jorge Medeiros na organização do evento. Pedro Werneck destaca ainda a importância do fortalecimento dos valores familiares e cristãos da comunidade de teresopolina.

 “A Matriz de Santa Teresa, em Teresópolis, está revivendo uma solenidade tradicional da cidade, que é a encenação da Paixão de Cristo e da Via Sacra. A encenação acompanha o Calvário de Cristo, a sua crucificação e a sua Ressurreição. Esse é um momento em que a fé cristã relembra e reaviva um dos seus grande mistérios. A Matriz de Santa Teresa, através do Padre Jorge Medeiros, que desenvolve muitas atividades na cidade, organizou uma encenação muito bonita para celebrar esse momento tão importante para a fé cristã. Os moradores da cidade e visitantes estão participando dos eventos com muita contrição e gratidão. No domingo pela manhã, celebraremos a missa de Páscoa, para qual todos estão convidados e serão bem recebidos para reaviar os princípios e a fé cristã”, afirmou Pedro Werneck.

A Via sacra é encenada há 8 anos pela equipe de teatro do Instituto Saber, e tem como objetivo o fortalecimento da cultura cristã, além de realizar a evangelização através da história da Paixão de Cristo.

Ao Diário de Teresópolis, Cléo Jordão, destacou a importância de valorizar a prática e a cultua religiosa da comunidade, com o emprego dos talentos dos moradores da cidade. A secretária relembrou ainda as dificuldades pelas quais os cidadãos teresopolitanos passaram durante o período de pandemia, quando todo o cotidiano foi mudado, e os eventos socais foram suspensos.

“Esse exercício é uma prática religiosa que já faz parte da cultura da comunidade, e entendemos que essas tradições culturais precisam ser valorizadas e mantidas. Com o apoio da Prefeitura, buscamos valorizar, através dos artistas locais, aquilo que Teresópolis transborda, como sua cultura, suas cores, seu povo e, com isso fomentar a nossa cultura local. Foi um momento de exaltação à fé e de renovar esperança na volta à normalidade. Passamos dois anos sem poder ter eventos na cidade devido à pandemia, mas agora nossas tradições religiosas e culturais voltam com toda a energia,” declarou Cléo Jordão os jornal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teresópolis encena Paixão de Cristo na Praça de Santa Teresa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui