Teresópolis entrega tablets com 4G para todos os alunos do ensino fundamental

Teresópolis investe na inclusão de tecnologia no projeto pedagógico da rede de ensino

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prefeito Vinicius Clausse

Depois de investir em internet de alta velocidade nas unidades e nos laboratórios de inovação – InovaLabs, em 2022 a rede municipal de ensino colocará em prática um projeto pedagógico ancorado na tecnologia, que pretende ter impacto não apenas nos estudantes como nos professores e nas famílias.

O município adquiriu por licitação 19.405 tablets para distribuição a todos os alunos do ensino fundamental I e II. Esses tablets já começam a ser entregues em fevereiro, de forma escalonada, todos com chip de acesso à internet. O equipamento será a ferramenta central para proporcionar aos estudantes acesso a um conteúdo inovador, que vai trabalhar temas como educação empreendedora (parceria com o Sebrae-RJ), inteligência socioemocional, leitura, robótica, gamificação e programação de sistemas.

Mais importante do que o equipamento é o recheio dele, o pacote de conteúdo que vamos proporcionar para acesso por meio desses tablets. Temos uma proposta pedagógica para uma educação para o século XXI, que ofereça uma boa base de conteúdo de ciência e tecnologia, de empreendedorismo, de educação financeira e de inteligência emocional. Fechamos parcerias e contratamos ferramentas que serão disponibilizadas para alunos, professores e pais entendendo que só será efetivo alcançando toda a comunidade escolar. Essa é nossa grande aposta para a transformação do modelo educacional do município”, explica o Prefeito Vinicius Claussen.

Ampliação da atuação dos InovaLabs

Os laboratórios de inovação instalados ao longo dos últimos dois anos nas escolas – Inovalab – ganham uma nova proposta pedagógica. Os espaços passarão a contar com monitores para atender os alunos, explorando as potencialidades da tecnologia na educação. “A proposta é oferecer uma abordagem diferente dos conteúdos que serão trabalhados em sala de aula, num ambiente tecnológico. Assim alcançamos todas as crianças, e em especial poderemos oferecer aos alunos que tenham alguma dificuldade em sala a possibilidade de se apropriar melhor dos conteúdos”, explica a Secretária Municipal de Educação, Satiele Santos.

Advertisement

Além de permitir que os estudantes estejam em contato com novas ferramentas cada vez mais requisitadas na rotina pessoal e no mundo profissional, a tecnologia oferece recursos para um processo de ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico: “Neste mundo cada vez mais conectado e veloz, estamos propondo um projeto pedagógico que amplie as possibilidades dos nossos alunos e que forme cidadãos mais bem preparados para lidar com os desafios atuais e dos tempos que virão”, conclui Satiele.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Teresópolis entrega tablets com 4G para todos os alunos do ensino fundamental
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui