Termina nesta quarta o prazo para pedir abatimento do IPTU 2021 com a Nota Carioca

Saiba quem pode ter créditos disponíveis e como fazer a solicitação pelo portal da Nota Carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Eduardo Pierre | G1

Até esta quarta-feira (30/09), os contribuintes cariocas podem solicitar abatimentos no valor a ser pago no IPTU 2021 pelo portal da Nota Carioca. A solicitação pode ser feita para imóveis residenciais ou comerciais.

Podem ter créditos disponíveis no sistema pessoas físicas cujos CPFs estejam identificados nos documentos fiscais emitidos a partir de 1º de janeiro de 2018, desde que o ISS correspondente tenha sido pago pelo prestador de serviços. Neste ano, cerca de R$ 123 milhões em créditos da Nota Carioca estão disponíveis aos contribuintes da cidade.

Para pagar menos IPTU, é necessário estar cadastrado no portal; Dentro do sistema, é preciso clicar em “Solicitar abatimento de IPTU”; O portal vai informar o valor que poderá ser descontado e ficará disponível a opção “Avançar”. Informe a inscrição do imóvel, cujo número pode ser consultado em qualquer carnê de IPTU. Informe quanto do crédito vai para o abatimento naquele imóvel, sempre em valores cheios e confirme duas vezes.

Os créditos terão validade até o dia 30 de setembro do segundo ano seguinte àquele em que tiverem sido gerados. Por isso, os que foram gerados em 2018, cerca de R$ 47 milhões, perderão a validade em 30/09, caso não sejam utilizados para abatimento no IPTU.

Advertisement

É importante ressaltar que os créditos de um CPF podem ser divididos entre diferentes imóveis e que é possível somar os valores de mais de um CPF para abater em um só imóvel.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Termina nesta quarta o prazo para pedir abatimento do IPTU 2021 com a Nota Carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui