Terreno onde ficava a Churrascaria Plataforma, no Leblon, será ocupado por residencial luxuoso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Terreno anteriormente ocupado pela Churrascaria Plataforma, no Leblon - Foto: Reprodução/Internet

A Zona Sul do Rio de Janeiro terá, em 2021, um novo condomínio de altíssimo nível. Trata-se do Plataforma Residencial Leblon, que está sendo construído no número 32 da Rua Adalberto Ferreira, no bairro homônimo, local onde, por anos, funcionou a antiga Churrascaria Plataforma, reduto da boemia carioca na década de 80, demolida há mais de 1 ano.

xIMG 24545b15d.JPG.pagespeed.ic .PDATbnsDT2 Terreno onde ficava a Churrascaria Plataforma, no Leblon, será ocupado por residencial luxuoso
Antiga Churrascaria Plataforma, posteriormente chamada de Plataforma Show, antes de ser demolida – Foto: Patricia de Paula

Sob responsabilidade da Incorporadora Bait, o novo edifício, segundo o site ”lancamentos-rj.com”, terá 44 apartamentos, de 80m² cada, compostos por sala e 2 quartos (sendo uma ou duas suítes). Vale ressaltar que as unidades frontais do condomínio terão vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas e para o Jockey Club Brasileiro. Além disso, o empreendimento estará localizado próximo à Cobal do Leblon, ao Clube dos Caiçaras, ao Shopping Leblon e ao Posto 11 da famosa praia local.

Sobre tecnologia, o Plataforma Residencial Leblon deverá ter, entre outras coisas, um aplicativo próprio, portaria remota, tomada para bicicleta e carro elétricos e wi-fi nas áreas comuns. Já em relação a lazer, embora ainda não esteja confirmado, é possível que o empreendimento possua um luxuoso rooftop, com piscina, espaço lounge, área de convívio e serviços pay-per-use.

Diretor regional da filial da Sergio Castro Imóveis no Leblon, Anderson Martins afirma não ser tarefa fácil encontrar um endereço viável para um novo empreendimento na Zona Sul. Segundo ele, mesmo em meio à pandemia, os resultados de lançamentos surpreendem.

Advertisement

”O Leblon é um bairro com muita sofisticação e também com muita praticidade de vida aos moradores. A chegada do Plataforma Residencial ao bairro será uma grande oportunidade de investimento e moradia. Um empreendimento com arquitetura moderna, luxuosa e com localização estratégica. Com certeza absoluta, será uma grande sucesso de vendas”, afirma o executivo.

Churrascaria Plataforma: reduto da boemia nos anos 80 e frequentado por grandes personalidades

Demolida há mais de 1 ano, a antiga e tradicional Churrascaria Plataforma, inaugurada em 1979, foi um grande reduto da boemia carioca nos anos 80. Um de seus clientes mais famosos – e assíduos – era ninguém menos que Tom Jobim, um dos maiores nomes da história da Música Popular Brasileira (MPB) e considerado o principal expoente da bossa nova. Além dele, outro grande nome do gênero, Ronaldo Bôscoli, também costumava frequentar o local, bem como outras personalidades, como o escritor Ruy Castro, o ídolo máximo do Flamengo, Zico, e o ex-presidente rubro-negro Márcio Braga. De 2015 a 2017, antes de encerrar as atividades, o estabelecimento passou a funcionar como casa de shows.

x75501956 Rio de Janeiro RJ15 11 1988Tom Jobim compositorTom Jobim e Alberico Campana propri.jpg.pagespeed.ic . kLv8KVX1c Terreno onde ficava a Churrascaria Plataforma, no Leblon, será ocupado por residencial luxuoso
Tom Jobim brindando com Alberico Campana, antigo proprietário do Plataforma, em 1988 – Foto: Alexandre França/Agência O Globo

Autor do livro ”Rio – Casas & Prédios Antigos”, o jornalista de arquitetura Rafael Bokor relembra os pratos mais marcantes que a casa dispunha e destaca a importância turística da Churrascaria Plataforma mesmo não sendo um imóvel tombado.

”Os pratos mais tradicionais eram o baby beef com miolo de alcatra, o steak ao sal grosso e a paleta de cordeiro. Vale ressaltar também que o imóvel, mesmo não sendo tombado, não tendo relevância arquitetônica – pois não foi erguido antes de 1938 [as demolições de construções anteriores ao referido ano precisam ser autorizadas] -, e não estando vinculado à Área de Proteção do Ambiente Cultural, fazia parte da história de grande parte dos moradores do Rio e de milhares de turistas que assistiram ao famoso show de dança [por isso o letreiro de neon com passistas na fachada] que era apresentado até 2017 no salão do segundo andar do prédio. Enfim, vão-se as construções e ficam as memórias”, diz ele.

Fechada desde abril de 2017, a Churrascaria Plataforma tinha como dono o empresário italiano Alberico Campana, que acabou falecendo 4 meses depois do encerramento do estabelecimento, aos 90 anos, vítima de pneumonia. Ele também foi o fundador do Bottle’s Bar e do Little Club, no famoso Beco das Garrafas, em Copacabana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Terreno onde ficava a Churrascaria Plataforma, no Leblon, será ocupado por residencial luxuoso
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui