Tesouro Nacional diz que RJ ultrapassou limite da Lei de Responsabilidade Fiscal em 2019

LRF determina que o máximo é de 60%, mas o RJ teve 65% de gastos; outros 8 estados brasileiros também ultrapassaram o teto máximo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

Nesta segunda-feira (24/08), a Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Economia, informou que, no ano de 2019, o Rio de Janeiro e outros 8 estados brasileiros descumpriram o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ultrapassando o teto legal entre a receita corrente líquida e o que gasta com a folha de pagamento. A LRF determina que o máximo é de 60%, mas o RJ teve 65% de gastos.

”O relatório do Tesouro Nacional mostra mais uma vez que as publicações do estado do Rio de Janeiro não refletem a realidade fiscal. É que o nós chamamos de manobras fiscais que fazem gerar isso. Ou seja, o Tesouro Nacional indica que o gasto com pessoal é muito maior do que o estado publica”, diz Paulo Feijó, especialista financeiro.

Ainda de acordo com Feijó, o RJ tem enfrentado dificuldades para cumprir seus compromissos financeiros em relação à folha de pagamento estadual.

”É importante que o realismo fiscal faça parte da política do Rio de Janeiro. Ou seja, não adianta dizer que gasta menos de 50% de pessoal, quando na realidade o gasto é muito maior do que isso. Boa notícia é que o Tribunal de Contas já detectou esse tipo de manobra fiscal, que não é de hoje, ela é uma manobra antiga. A partir de 2021, o estado terá que se adequar a essa realidade”, conclui o especialista.

Advertisement

Além do RJ, descumpriram o teto máximo da LRF os seguintes estados: Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Witzel encontrou Rodrigo Maia para pedir prorrogação do Plano de Recuperação Fiscal do RJ

Na última terça-feira (18/08), vale lembrar, o governador Wilson Witzel esteve reunido em Brasília com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para solicitar a prorrogação do Plano de Recuperação Fiscal do RJ até 2023. Segundo o chefe do Poder Executivo Estadual, no entanto, o ideal é que a ampliação ocorra por 10 anos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tesouro Nacional diz que RJ ultrapassou limite da Lei de Responsabilidade Fiscal em 2019
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui