Na próxima terça-feira (11/03), a vereadora Thais Ferreira irá anunciar no Plenário da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro que é a nova líder da bancada do Psol. Ela será a primeira mulher negra, mãe e suburbana a assumir o posto pelo partido. Cria do bairro de Irajá, na Zona Norte da cidade, Thais entrou na política estimulada pela vereadora Marielle Franco, assassinada em março de 2018, tendo se tornado a primeira suplente de deputada estadual.
“É um marco importante ser a primeira mulher negra e mãe líder da bancada do Psol na Câmara do Rio. O compromisso é por continuidade e legado com as lutas populares. A nossa liderança será exercida com escuta, articulação e compromisso com os movimentos sociais e a sociedade civil”, afirma a parlamentar.
Vale lembrar que Thais foi reeleita em 2024 para um novo mandato na Câmara. Ela é especialista em políticas públicas para maternidades e infâncias, além de possuir atuação coletiva com foco nas pautas de Primeira Infância, Cultura, Economia Criativa, Direito à Cidade, Educação e Combate Irrestrito ao Racismo. Thais também é Presidenta da Comissão da Criança e Adolescente, da Comissão Especial de Combate à Violência e ao Racismo no Ambiente Obstétrico e autora do Estatuto da Igualdade Racial no Rio, que agora está na fase de luta pela implementação da medida.
Também é importante mencionar que Thais já trabalhou como vendedora, sacoleira e camelô. Fundou o Bicão Foodpark no pólo Gastronômico de Vista Alegre, zona norte do Rio, e também foi reconhecida com prêmios importantes pelo projeto Mãe & Mais, voltado à educação em saúde para mães e crianças. A atuação dela é através da MÃEDATA, uma construção política liderada por mães que utilizam a potência das maternidades como base para propor políticas públicas pelo Bem Viver das Infâncias e pelas maternidades.
Povo feio e com cara de sujo esse da esquerda, parece uma regra, pqp…
Tem de lacrar antes de ajudar a resolver os problemas do RJ.