Theatro Municipal do Rio reabre a partir desta quinta com balés gratuitos

Nesse momento de retomada, acontecerá o ''Theatro Municipal de Portas Abertas'', que com limitação de público, disponibilizará sessões gratuitas à população

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Foto: Gui Maia

Demorou, mas, finalmente, chegou. Depois de mais de 1 ano e 7 meses fechado devido à pandemia de Covid-19, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), um dos mais tradicionais do país, localizado na Cinelândia, região central da capital fluminense, será reaberto ao público a partir da próxima quinta-feira (28/10).

Nesse momento de retomada, o espaço promoverá o ”Theatro Municipal de Portas Abertas”, que, com limitação de público, disponibilizará sessões gratuitas à população.

”O Theatro Municipal é um patrimônio do RJ. Esse período da pandemia foi difícil, então, nada mais justo que os artistas do estado reinaugurem o Theatro. Durante esse período, apoiamos a cultura fluminense com diversos editais, e recentemente lançamos o Pacto Cultural RJ, que vai injetar R$ 75 milhões ao fomento das artes até o final do ano”, disse o governador Cláudio Castro.

Serão duas obras-primas do balé clássico: ”Paquita”, com música de Ludwig Minkus e coreografia de Marius Petipa, do qual será apresentada uma abertura com as alunas da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do TMRJ, Des Enfants, e o famoso Grand Pas Classique; e ”Noite de Walpurgis”, originalmente da ópera Fausto, com música de Charles Gounod e coreografia de Leonid Lavrovsky.

Advertisement

Segundo a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, a reabertura do Theatro Municipal sinaliza a retomada do segmento em todo o território fluminense. ”O estado do RJ avança na vacinação e, para coroar este momento de retomada, reabrimos as portas do Theatro Municipal, que é a joia da coroa da nossa cultura. Um verdadeiro presente para a população, que poderá acompanhar lindas apresentações no nosso histórico palco, de forma gratuita”, disse.

”É um orgulho muito grande poder compartilhar com a população fluminense esse momento tão importante para a cultura! Reabrir as portas do Theatro Municipal, ainda mais de forma gratuita e depois desse longo hiato, é um marco importantíssimo para nossa história. Contamos com a presença de todos”, ressalta a presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Clara Paulino.

Regente interino do Ballet do TMRJ, Hélio Bejani fala da importância de investir nos talentos da casa: ”Imprescindível retomarmos nossos espetáculos para, acima de tudo, preservarmos a possibilidade de nossos jovens talentos seguirem suas carreiras já bastante prejudicadas pelo momento de tantas incertezas que vivenciamos”.

Durante esta fase em que o TMRJ não pôde receber o público, também foi essencial manter a parceria com os Patrocinadores Ouro, Petrobras e Instituto Cultural Vale que seguiram ao lado do Theatro Municipal do Rio de Janeiro ao longo de todos esses meses em que ficou fechado.

”Nós temos uma alegria imensa de unirmos forças neste momento de retorno, para uma abertura festiva do nosso Theatro Municipal”, festeja Steffen Dauelsberg, vice-presidente da Dellarte, responsável pela coprodução do evento.

SERVIÇO

Theatro Municipal de Portas Abertas

  • Datas: 28, 29, 30 e 31 de outubro de 2021 (quinta, sexta, sábado e domingo)
  • Horários: 28/10, às 19h | 29/10, às 19h | 30/10, às 16h | 31/10, às 16h
  • Endereço: Praça Floriano, s/n – Centro – Rio de Janeiro/RJ
  • Lugares Disponíveis: 550 (plateia e balcão nobre)
  • Ingressos: 4 por CPF (retirada na bilheteria das 10h às 18h no dia de cada apresentação)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Theatro Municipal do Rio reabre a partir desta quinta com balés gratuitos
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Theatro Municipal do Rio reabre a partir desta quinta com balés gratuitos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui