O Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal, concedido anualmente pelo TCMRJ desde 2004, foi outorgado a Thiers Montebello, após a última sessão plenária por ele presidida, nesta quinta-feira, 15 de abril. A honraria do TCMRJ homenageia personalidades que demonstraram, em suas atividades, reconhecimento à relevância do Sistema Tribunal de Contas.

Thiers Montebello convocou alguns dos presentes à mesa e agradeceu emocionado: “Ontem foi um dia em que os servidores dedicaram ao presidente que sai um carinho enorme.” Thiers reiterou seus agradecimentos a todos os servidores, procuradores e conselheiros.

Agradeceu também ao Poder Legislativo, dirigindo-se aos vereadores presentes à mesa. Tiago K. Ribeiro (DEM) compareceu, representando o prefeito Eduardo Paes (DEM), diagnosticado na mesma manhã com Covid-19. Ao lado do conselheiro Thiers, estava o presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado (DEM). O procurador-chefe do TCMRJ, Carlos Henrique Amorim Costa, e o ex procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Eduardo Gussem, compunham a mesa.

Depois de sua fala, Thiers Montebello deu posse ao Conselheiro Luiz Antonio Guaraná no cargo de presidente do TCMRJ. Encerrada a sessão ordinária, o novo presidente declarou aberta a primeira sessão especial de 2021, e dedicou o colar do mérito a Thiers Montebello, em suas palavras, “nosso eterno presidente“.

O conselheiro Emil Leite Ibrahim fez seu pronunciamento, seguido pelo conselheiro Igor dos Reis Fernandes. Na sequência, o conselheiro Dicler Forestieri ressaltou que a condecoração a Thiers Montebello expressava o desejo de todos. “Fui o instrumento que materializou a vontade de todos os servidores desta Casa.” O procurador-chefe Carlos Henrique Amorim Costa, por sua vez, reforçou seu bem-humorado comentário da cerimônia do dia anterior: “Tenho dúvida sobre sua certidão de nascimento“. Os conselheiros Ivan Moreira e Felipe Puccioni, que não puderam estar presentes, manifestaram seu apreço remotamente.

Convidado a se manifestar, o procurador-geral da Câmara Municipal, José Luis G. Minc, fez seu discurso. O vereador Tiago K. Ribeiro foi o porta-voz do prefeito Eduardo Paes, ressaltando que o prefeito lamentava menos pelo diagnóstico de Covid-19 recebido mais cedo, do que pela impossibilidade de prestigiar a cerimônia dedicada ao conselheiro Thiers. Seu discurso foi seguido pelo do presidente da Câmara Municipal, vereador Carlo Caiado, que convidou Thiers Montebello a tornar-se embaixador do Rio de Janeiro, presenteando-lhe como uma placa de honra da Câmara Municipal.

O conselheiro Luiz Antônio Guaraná manifestou-se, afirmando que, na condição de cidadão carioca, torcia para que o conselheiro Thiers aceitasse o convite de Carlo Caiado. E leu o texto que dedicou ao Conselheiro Thiers no livro entregue ao homenageado na véspera. “Os funcionários da Casa, de forma muito criativa, ontem, entregaram para o Presidente um livro contendo fotos e textos, para que possam servir como um documentário disso tudo que estamos falando aqui”.

Por fim, o presidente Guaraná convocou as guardas-municipais, que fizeram a entrega do Colar do Mérito ao homenageado. Thiers Montebello falou então, pela última vez naquele recinto, que, somente por causa da pandemia, não estava com todos os assentos ocupados, o quanto era grato a todos que lhe permitiram deixar algo de bom para a Casa e para a sociedade.

Novos Conselheiros do TCM

O prefeito Eduardo Paes indicou os 3 novos nomes que vão compor o TCM, após a aposentadoria de 3 Conselheiros. Sobre isso, o vereador Pedro Duarte (Novo) fez suas críticas aos nomes e a forma que foram escolhidos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui