Thiers Montebello é reeleito como presidente do TCM-Rio

Thiers Montebello foi reeleito pela presidente do TCM-Rio, mas só ficará 4 meses na cadeira, se aposenta em abril e quem assume é Guaraná

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro pela, Thiers Montebello, foi reeleito para o cargo pela 10ª. Mas não vai passar dos 20 anos na cadeira. Conhecido por sua simplicidade, Thiers chega aos 75 anos em abril de 2021 terá de se aposentar.

A eleição então acabou mais sendo para o vice, que ocupará os 20 meses restantes na cadeira de presidente do TCM-Rio, e o nome é o de Luiz Antônio Guaraná. Aliado e amigo do prefeito eleito Eduardo Paes (DEM), que ajudou em sua entrada no cargo em 2014.

Outro eleito, na chapa única, foi Ivan Moreira, para corregedor, coincidentemente os 3 foram vereadores. A chapa teve 4 votos favoráveis e 1 em branco, presume-se que do conselheiro José de Moraes, com quem Thiers não tem boa relação. Mas Moraes se aposenta em março, sem problemas para Guaraná.

Quem é Thiers Montebello?

Nascido em 1946, no Rio de Janeiro, Bacharel em Direito, ingressou como autoridade policial, em 1973 e no fim de carreira, em 1979, Delegado de Polícia. Exerceu vários cargos comissionados e de deliberações coletivas, entre os quais os de Diretor da Divisão de Ensino na Acadepol, Presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Presidente do Detran. Recebeu, entre outras condecorações, Medalha Tiradentes; Título de Cidadão Benemérito do Rio de Janeiro, Colar do Mérito do Judiciário, Colar do Mérito do Tribunal Regional Eleitoral, Colar do Mérito da Justiça Criminal.

Advertisement

Vereador em 1992 sendo líder do PMDB. Por unanimidade foi eleito pela Câmara Municipal, em 1993, para assumir a função de Conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro em 4 de junho de 1993.

Em 2001 foi empossado como Presidente do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, onde exerce a referida função até o dia atual.

Mudanças no TCM-Rio em 2021

O TCM terá em 2021 uma mudança de metade de seus conselheiros, e há um rodízio, uma escolha é dos procuradores do TCM, outra dos Vereadores e outra do Prefeito. Este ano Marcelo Crivella (Republicanos) recebeu uma lista tríplice e decidiu por José Ricardo Parreira de Castro, 2º colocado na votação, para a vaga do do conselheiro Antonio Carlos Flores de Moraes, que faleceu em setembro. Mas a ratificação caberá a Câmara dos Vereadores em 2021, e como Castro foi um dos técnicos favoráveis à rejeição das contas do último ano de Paes (2016), pode ter má vontade por parte dos edis e acabar sendo rejeitado.

Assim, Paes poderá escolher 2 conselheiros já em 2021, um da lista tríplice dos procuradores, além de sua indicação, a qual já disse ter decidido o nome mas não contrará. A vaga dos vereadores, ao que tudo indica, ficará com Rosa Fernandes (PSC) vereadora há décadas e que deveria ter sido indicada em 2014 no lugar de Guaraná.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Thiers Montebello é reeleito como presidente do TCM-Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui