Tijuca ganha duas novas livrarias

A abertura da Casa da Árvore, na Rua Almirante Gavião, e da Leitura, no Shopping Tijuca, mostra sinais positivos para o setor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Leitura do Shopping Tijuca | Foto: Reprodução/Facebook

Duas novas livrarias chegaram à Tijuca, na Zona Norte. A abertura da Casa da Árvore, na Rua Almirante Gavião, e da Leitura, no Shopping Tijuca, é um sinal muito positivo para o setor, já que o Rio perdeu muitas livrarias com a crise. Dados da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL-RJ) mostram que a cidade do Rio tinha aproximadamente 204 livrarias e sebos em 2017, segundo o último censo feito pela entidade. De lá para cá, pelo menos 30 teriam fechado as portas.

Inaugurada no fim de maio, a Casa da Árvore é especializada em obras de cultura popular, história, política, religiões de matriz africana e temas sociais. A livraria, que já conta com uma pequena loja na Pedra do Sal, na Zona Portuária, agora tem uma nova loja em frente ao famoso Bar Madrid, na Tijuca. A ideia dos sócios que abriram a loja é promover lançamentos com sessões de autógrafos quando não houver mais restrições sanitárias na cidade e firmar parcerias com colégios e participar da próxima Bienal do Livro, no mês de outubro.

Já a Livraria Leitura, localizada no segundo piso do Shopping Tijuca, abriu suas portas na última terça-feira (22/06). A loja quer ser um centro de entretenimento na região, com lançamentos, oficinas para crianças e outras atividades. Segundo o sócio-gerente da rede, Rodrigo Bernardes, a ideia é fazer o máximo para que o cliente que vá passear no shopping, entre na loja.

Assim como os cinemas são um atrativo, a livraria também é. Estamos dentro de um polo comercial muito importante, por isso nossa ideia é fazer eventos e outras ações quando a pandemia permitir“, disse ao jornal “O Dia”.

Advertisement

Símbolo do bairro completa 60 anos

A Eldorado, referência em livros didáticos no Rio, resiste há 60 anos. Localizada em uma movimentada galeria na Rua Conde de Bonfim, a loja sofreu os impactos da pandemia e foi obrigada a enxugar custos e a fortalecer as vendas por WhatsApp.

No entanto, apesar da dificuldade, a empresa resistiu e completa seus 60 anos. “Os últimos meses não têm sido nada fáceis, mas a Tijuca tem um público leitor muito grande“, disse Alécio Alvico, um dos sócios da loja.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tijuca ganha duas novas livrarias
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Tijuca ganha duas novas livrarias
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Vocês não sabem como me deixaram feliz com essa matéria. Trabalho no shopping tijuca e sempre senti falta de uma livraria no local e nunca entendi porquê um shopping daquele porte não tinha nenhuma. Estou esse mês se férias, mas quando retornar o trabalho a primeira loja que quero ir é essa livraria

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui