Tijuca ganha espaço com atividades para o público da terceira idade

Projeto oferece ações de prevenção e tratamento complementar da saúde integral do público 60+

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeto oferece diversas atividades para lidar com a saúde física e mental com foco na fase do envelhecimento. Foto: Divulgação

Um lugar que nasceu para a prevenção e cuidados do público 60+ nasce na Tijuca, zona norte do Rio. É a Acalme Terapias Integradas que oferece diversas atividades para lidar com a saúde física e mental com foco na fase do envelhecimento. Sua equipe multidisciplinar trabalha na prevenção e tratamento complementar à depressão, ansiedade e dores crônicas, sempre buscando o bem estar e a qualidade de vida das pessoas nessa fase, apesar de suas dificuldades ou limitações.

Dentre as várias atividades oferecidas pelo espaço estão terapias como a musicoterapia e arteterapia, a massoterapia terapêutica, a fisioterapia, o reiki, além de aulas de alongamento, pilates de solo e yoga. A equipe, ao buscar a saúde integral de seus clientes, entende que para chegar a tal, alguns aspectos para inclusão social também devem ser trabalhados e, desde seu início, existe uma preocupação com a participação ativa do idoso na sociedade. Assim, está construindo um Espaço Cultural, que já dispõe de aulas de Inclusão Digital Para Idosos, com o objetivo de dar maior autonomia e independência aos participantes.

No local, o público pode contar com: Reiki, Yoga, Reflexologia Podal, Massoterapia Terapêutica, Massoterapia Chinesa, Alongamento dos Pensamentos, Alongamento Físico, Pilates de Solo, Yoga e ainda aula de Inclusão Digital para Idosos. Mesmo os atendimentos em grupo são feitos com no máximo 6 participantes e todo o cuidado.

A ideia partiu da tijucana Eliana Motta, uma profissional de Recursos Humanos, pesquisadora do público na maturidade e longevidade. Em uma de suas pesquisas sobre o profissional na maturidade que era demitido e não conseguia se reinserir no mercado de trabalho, ela viu a dificuldade deste público em se manter na vida ativa. Nas aulas para o doutorado no Coppead, sua linha de pesquisa era sobre o empreendedorismo na maturidade por necessidade. E, quando chegou a pandemia, vivenciou a depressão de sua mãe, peregrinando por vários médicos das mais diferentes especialidades, na tentativa de ajudá-la. Ao mesmo tempo, viu sua tia com demência, acamada, passar a ser alimentada por uma sonda. Tudo isso potencializou seu desejo de empreender e fazer algo para a transformação da sociedade.

Advertisement

Vi como os idosos foram brutalmente afetados pelo isolamento social e aprendi na vivência que não basta o lado clínico estar bem, é preciso um trabalho mais profundo de inserção social, de entendimento do corpo físico, mental e espiritual – do ser humano em sua integralidade. Daí quis fazer alguma coisa com as minhas mãos e criei o projeto, tentando dar o enfoque multidisciplinar que ele precisa”, conta a empresária.

Eliana revela ainda seu carinho pela terceira idade e relata sua visão sobre essa fase da vida, enfatizando que é um público rico de experiências, sabedoria de vida e conhecimentos adquiridos ao longo da vida, além de um grupo de pessoas com muitos contatos (networking) feitos ao longo de uma vida inteira, fato este que não pode ser desprezado, já que nossa sociedade tem muitas necessidades a serem atendidas.

Nessa fase da vida, existe uma busca interior pelo sentido do que se faz. Quando se chega a esse momento, parece que se passa a dar mais valor ao tempo, o qual não pode ser desperdiçado. Assim, queremos fazer da Acalme um lugar especial com foco nesse público, porém, não exclusivamente para eles, pois queremos a inserção deles na sociedade. Isso significa que a nossa expectativa é que todos possam conhecer e usufruir do nosso espaço, passando a ter um novo olhar para o envelhecimento, a começar pelo próprio público 60+, assim como os demais, para os, ressaltamos, também estamos abertos, pois este espaço é de inclusão”, conclui.

A Acalme trará diversas novidades no mês de outubro como o lançamento das aulas personalizadas de inclusão digital do público 60+, musicoterapia, entre muitas outras novidades.

Serviço: Espaço Acalme Terapias Integradas / Endereço: Rua Conde de Bonfim, 377 – sala 702, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ / Horário: Atividades com agendamento prévio / Informações: (21) 98283-5952 / Site: https://acalme-terapias-integradas.negocio.site/

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tijuca ganha espaço com atividades para o público da terceira idade
Formada em cinema e jornalismo. Também trabalha como assessora de imprensa, locutora e repórter de TV. Escreve em sites e blogs desde 2002. Passou pelas redações do Jornal do Brasil e O Dia. Em 2012 fundou o blog Bonde da Bardot, sobre animais e meio ambiente.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui