Tijuca Presente começa em 3 de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Tijuca vai começar bem o ano de 2019, de acordo com o jornal O Dia, a partir de 3 de Janeiro de 2019 tem início o projeto Segurança  Presente no bairro. A base será na Praça Saens Peña e nesta etapa a área de patrulhamento irá até a Praça Vanhargem. Cerca de 30 agentes, entre policiais militares da ativa, da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas, farão o policiamento no horário das 8h às 20h, a pé, em bicicletas e viaturas.

De acordo com o coordenador do projeto no bairro, o major Moisés Hora, os agentes vão percorrer o trecho entre as duas praças. E aos poucos novos módulos (de patrulhamento) serão implantados até que o Tijuca Presente atue em todo o bairro.



A operação Segurança Presente foi inspirada na bem sucedida Lapa Presente, que começou em 1º janeiro de 2014. É fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sesc RJ desde  1º de dezembro de 2015, quando foi iniciada no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo. Em 4 de Julho daquele ano a Prefeitura do Rio entrou como uma das parceiras no Centro Presente, e este mês começou o Leblon Presente. A próxima deve ser o Ipanema Presente, na 2ª quinzena de janeiro.

O projeto deve continuar sua expansão, o deputado estadual Luiz Paulo (PSDB) destinou através de emendas no orçamento do estado, R$ 25 milhões para estas operações. O custo anual do projeto, com todas estas unidades é de R$ 9 milhões

As Operações Segurança Presente, têm caráter permanente, e contam com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Para dar transparência às ações, as abordagens são filmadas e as equipes são monitoradas por GPS.

Vários órgãos atuam coordenados com as operações: Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.

E quem vê um bairro antes e depois do Segurança Presente sabe a diferença que ele faz. Que toda a cidade, no futuro, consiga ser atendida pelo projeto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tijuca Presente começa em 3 de Janeiro

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui