Praça Xavier de Brito ganhou um espaço para exposição de produtos artesanais (Foto: Divulgação)

O Circuito de Feiras de Economia Solidária (Ecosol) ganhou um novo espaço para exposição de produtos artesanais: a tradicional Praça Comandante Xavier de Brito, localizada no bairro da Tijuca, também conhecida como Praça dos Cavalinhos. A partir deste sábado (23/10), o espaço público passou a integrar a rede de feiras solidárias do bairro, que já são realizadas mensalmente nas praças Afonso Pena e Saens Peña.

Com o sábado ensolarado, os moradores da região foram conferir a feira que mistura moda, decoração, artesanato e arte popular. Tudo feito manualmente e com muita criatividade pelos empreendedores da economia solidária do Rio de Janeiro. Para a criançada, a rede Tijuca convidou a escritora de livros infantis Marta Maria Niemeyer que contou a história “O Reino Encantado”, de sua autoria.

As artesãs do projeto Geração de Renda, do Instituto Municipal Nise da Silveira, também participaram, pela primeira vez, do Circuto Ecosol da rede Tijuca, e puderam expor seus trabalhos.

Criado em 2014 para comercializar produtos artesanais nos espaços públicos e praças da cidade, o Circuito Rio Ecosol tem, atualmente, tem 300 artesãos. Cerca de 90% são mulheres. São feiras diferentes das tradicionais porque não há revenda de produtos industrializados, tudo é feito à mão e com material reciclável. É um segmento produtivo que surge como alternativa econômica para redução do desemprego e geração de renda.

Precisamos apoiar aqueles que realizam o comércio artesanal de produtos. Muitas famílias tiram sua subsistência nessa atividade econômica que tem muito a contribuir para a retomada econômica do Município“, destacou o secretário de Trabalho e Renda, Sérgio Felippe.

O Circuito Ecosol foi criado em 2014 para a comercialização de produtos artesanais – Divulgação

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui