O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta quinta-feira (12/12) a equipe econômica que comandará a cidade a partir de 2025. Maria Silvia Bastos Marques assume a Secretaria de Grandes Projetos, Osmar Lima fica à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sidney Levy assume a presidência da Invest.Rio.
“Este é um dream team do choque de capitalismo necessário para o Rio. Apresentamos um time de peso para que as pessoas e os investidores voltem a acreditar na cidade”, afirmou Paes.
Secretarias e atribuições
A Secretaria de Grandes Projetos, liderada por Maria Silvia Bastos Marques, irá dialogar com os entes federativos e acompanhar projetos estratégicos e obras de infraestrutura. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, sob o comando de Osmar Lima, incorpora a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) e será responsável por projetos como a requalificação da área do Sambódromo. A Invest.Rio, presidida por Sidney Levy, atuará na promoção e atração de investimentos para a cidade.
Currículos de peso
Maria Silvia Bastos Marques possui vasta experiência na área econômica, com passagens pelo BNDES, Secretaria Municipal de Fazenda do Rio e CSN. Osmar Lima atuou no BNDES por 10 anos, com foco em projetos municipais e PPPs. Sidney Levy, ex-CEO do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, trará sua expertise em gestão e atração de investimentos.
Gabinete de Transição
O Gabinete de Transição do novo governo municipal, instalado na Faculdade da Matemática/IMPA Tech, tem como objetivo debater ideias e metas para o Planejamento Estratégico 2025/2028. As oficinas de planejamento, coordenadas por Rafaela Bastos e Fernanda Mofati, reúnem agentes municipais e especialistas para discutir propostas.
São passados mais ou menso 45 anos que a construtora não levou avante a construção de espigão no chamado buraco do(a) Lume.
Houve alguma mudança estrutural na região salvo o recente esvaziamento da Avb. Rio Branco?
Foram feitas obras de melhorias para a rede de água e esgoto?
Talvez as árvores estejam incomodando alguém. É possível.
Podem começar consertando os sinais de trânsito, as ruas esburacadas e as calçadas inseguras.
Fica a dica.
Porque Gabinete de Transição, se é a continuação do mandato? Cara, se fizeram nomeação temporária para esse “trabalho, foi só pra gastar $$$. Como o pessoal tá descarado.
“Choque de capitalismo” como orçamento e empenho público. Achei bem real esse pensamento. O que é o capitalismo senão um sistema impulsionado fortemente pelo Estado?
Na prática é isso mesmo.