To Uber or not to Uber: o desespero dos taxistas cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Legal x Ilegal

 

Fico imaginando a cena: centenas de acendedores de lampiões marchando pela recém-inaugurada Avenida Central do Rio de Janeiro, em 1904, pedindo o fim da iluminação elétrica nas vias públicas. Afinal, aqueles homens viviam de acender e apagar os lampiões que iluminavam a cidade – e agora estavam ficando desempregados.

Apesar de não ter visto esta cena (que provavelmente nem existiu), tenho assistido diariamente à patética luta dos taxistas cariocas contra o UBER. Este aplicativo, que chegou ao Rio em 2014, facilita e monetiza caronas conectando passageiros com motoristas cadastrados e calculando o preço da “corrida”. Através de um sistema inteligente, diminui o trânsito, atenua a poluição gerada pelos carros, barateia o transporte e aumenta sua qualidade. Ganhos coletivos inquestionáveis.

Advertisement

Imaginem um mundo

Apesar de todo bem que o aplicativo pode gerar para o Rio de Janeiro, os taxistas querem sua proibição imediata. Como esperar outra reação? Profissionais que não raro rejeitam corridas “difíceis”, desrespeitam regras de trânsito, inventam caminhos mais longos, forçam bandeira 2, etc. tem como preocupação seus próprios ganhos, não o bem coletivo.

Os principais argumentos dos taxistas são que o aplicativo é ilegal – pois a legislação dá a eles o monopólio do “transporte público individual” – e que o app não presta contas ao governo. A argumentação jurídica é controversa, já que passageiros e motoristas do Uber estão cadastrados, por livre escolha, em uma plataforma privada e por isso não se trata de um “transporte público individual”. Já sobre a falta de fiscalização do governo sobre o Uber, de fato acredito que ele deva ser REGULAMENTADO e eventualmente taxado, o que é bem diferente de PROIBIDO.

Comparativo Uber e Taxi

Os taxistas são conhecidos pelo desrespeito à lei e à ética e agora clamam por elas contra o Uber. O aplicativo traz ganhos coletivos inquestionáveis e acredito que será abraçado pela população carioca, cansada dos profissionais que selecionam passageiros, dos taxímetros espíritas e dos trajetos que demoram o dobro do tempo. Acho que os taxis não deixarão de existir, mas terão que melhorar – e muito! – e perderão boa parte do mercado. Os taxistas serão, ironicamente, atropelados. O último que sair, apague o lampião.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp To Uber or not to Uber: o desespero dos taxistas cariocas
Marcos é carioca e formado em Jornalismo pela PUC-Rio. Trabalhou com empreendedorismo desde a faculdade, coordena a ONG PECEP e trabalha no Instituto Phi. No tempo livre, gosta de ler e praticar esportes. Seus livros preferidos são “A revolução dos bichos”, “Amor nos tempos do cólera” e “O banqueiro dos pobres”.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui