Todo o município do Rio tem risco baixo de transmissão da Covid-19, diz Prefeitura

Informação foi divulgada nesta sexta (29) durante a apresentação do 43º Boletim Epidemiológico da cidade; é a primeira vez que isso ocorre desde o início da pandemia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro
Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro informou na manhã desta sexta-feira (29), durante a apresentação do 43º Boletim Epidemiológico, que, pela primeira vez desde que a pandemia teve início, em março de 2020, a capital fluminense encontra-se com baixo risco de transmissão da Covid-19.

Esse índice é representado pela cor verde, que, vale ressaltar, sequer existia no mapa apresentado pela Prefeitura e precisou ser adicionada ao indicador, que começava no amarelo, isto é, risco moderado.

”Não imaginávamos que iríamos ter um risco tão baixo como temos agora. Por isso, no nosso boletim, criamos a categoria de risco baixo, recomendada pelo Comitê Científico”, explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, antes de complementar.

”A cor verde está alinhada com a avaliação do estado, que apresenta risco baixo em todo o RJ e muito baixo na capital e em outras cidades da Região Metropolitana”, revelou.

Advertisement

Paralelamente, o secretário analisou a questão da dispensa do uso de máscaras em locais ao ar livre, que começou a valer na última quinta (28). ”Precisamos manter coerência na saúde pública. Se não formos coerentes com os números, a população não vai respeitar. Em um momento de baixo risco, com baixa transmissão de Covid, não faz sentido continuarmos impondo medidas restritivas”, comentou.

Soranz, porém, afirmou que isso pode ser revisto caso haja uma mudança no panorama. ”Se tivermos um momento de alto risco, com alta taxa de transmissão, obviamente vamos endurecer as restrições”, concluiu.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Todo o município do Rio tem risco baixo de transmissão da Covid-19, diz Prefeitura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui