Tomam posse, na Alerj, os 70 deputados eleitos em 2022

A Alerj passou por uma renovação de 45,7% de suas cadeiras. Trinta e oito deputados foram reeleitos e 32 são novatos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Foram empossados, nesta quarta-feira (01/02), os 70 deputados eleitos em 02 de outubro de 2022. A sessão foi presidida pelo Carlos Minc (PSB), decano da Casa, que iniciará seu 10º mandato. A cerimônia aconteceu no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, antiga sede do Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que passou por uma renovação de 45,7% de suas cadeiras. Trinta e oito deputados foram reeleitos e 32 são novatos. Os deputados se reunirão, nesta quinta-feira (02), às 15h, para a eleição da Mesa Diretora e do presidente da instituição. Para ambos os cargos os mandatos são de dois anos.

A mulheres ganharam uma maior relevância na atual legislatura, representando 21,4% dos políticos eleitos. A diversidade e a inclusão estão representadas por novos deputados, como: Dani Balbi (PCdoB), primeira transsexual; Índia Armelau (PL), autodeclarada indígena; e de Elika Takimoto (PT), autodeclarada asiática; e 24 deputados que não se consideram brancos. Destes, oito se declaram pretos e 16 pardos, além de Armelau e Takimoto. Na Legislatura anterior não havia asiáticos nem indígenas, os pardos eram 14 e cinco se autodeclararam negros.

A maior bancada Casa é do PL, com 17 deputados. Na sequência vêm as bancadas do União Brasil, PT, PSD e Psol, com 8, 7, 6 e 5 deputados, respectivamente. O PP elegeu 4 representantes, e o Republicanos e o Solidariedade elegeram três deputados cada um. Os partidos com dois representantes na Alerj são:  MDB, PDT, PSB, PROS e Podemos. Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB, PCdoB elegeram apenas 1 deputado cada partido.

O ex-presidente da Casa, André Ceciliano (PT), destacou o trabalho realizado na última legislatura e saudou os novos deputados.

Advertisement

“Fizemos uma transição na Alerj após um turbilhão de acontecimentos. Votamos pautas difíceis, exigidas pelo momento de penúria que o Estado viveu até aderir ao Regime de Recuperação Fiscal. Enfrentamos o impeachment de um governador, o primeiro da história do país. Encaramos uma pandemia mundial. Mas não paramos um dia sequer, e aprovamos medidas essenciais ao suporte da população do estado, vulnerável diante do cenário da crise sanitária. A política deve ser um instrumento de pacificação e de construção de um estado e de um país mais justo e igualitário”, afirmou Ceciliano, ressaltando que estará presente na defesa do Estado do Rio de Janeiro.

Carlos Minc, por sua vez, congratulou os colegas e agradeceu a oportunidade de exercer o décimo mandato.

 “Nós temos que celebrar a beleza da democracia. A gente briga, a gente se desentende, mas é uma festa ver todos vocês aqui. É a reafirmação do poder democrático. Quem está aqui foi eleito pelo voto do povo e os novos deputados verão que aqui a gente trabalha em grupo. O Parlamento tem que mostrar ao povo que a gente está à altura da confiança que nos depositaram. Nós temos a obrigação, independentemente das nossas posições políticas e ideológicas, de defender a democracia como um bem maior”, disse Minc.

Presente à cerimônia, o governador Cláudio Castro (PL) declarou que conta com o trabalho de cada deputado empossado para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. Em um momento tocante, Castro pediu um minuto de silêncio para homenagear aos ex-deputados Gil Vianna e João Peixoto, que morreram em decorrência da Covid, na última Legislatura.

“Reforço minha disposição e empenho em dialogar com todos os partidos, de qualquer espectro político-partidário. O momento atual pede que nós encontremos uns nos outros o que temos em comum, o que nos une: o nosso compromisso público e dever ético perante ao povo do Rio. Quando Executivo e Legislativo estão organizados e atuam em sintonia, os desafios se tornam menores. A população sempre é a maior beneficiária do entrosamento entre os Poderes”, lembrou o governador.

No juramento, os 70 deputados prometeram respeitar a Constituição, e honrar a confiança neles depositada pela população:

“Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Rio de Janeiro”. Na sequência, todos foram chamados por ordem alfabética para assinatura do termo de posse.

Além de Cláudio Castro, André Ceciliano e Carlos Minc, a Mesa Diretora foi composta pelo vice-governador Thiago Pampolha (União); o presidente da Câmara Municipal da cidade do Rio, Carlo Caiado (PSD); o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Rodrigo Mello; a defensora pública-geral do Estado, Patrícia Cardoso; e o subprocurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio (MPE-RJ), Eduardo da Silva Lima Neto. Coube à deputada Martha Rocha (PDT) a tarefa de secretariar os trabalhos da Mesa e fazer a leitura nominal de cada deputado.

Abaixo a lista de todos os deputados eleitos que tomaram posse na Alerj em ordem alfabética:

Alan Lopes (PL)

Anderson Moraes (PL)

André Correa (PP)

Andrézinho Ceciliano (PT)

Arthur Monteiro (Pode)

Brazão (União)

Bruno Dauaire (União)

Carla Machado (PT)

Carlinhos BNH (PP)

Carlos Macedo (REP)

Carlos Minc (PSB)

Célia Jordão (PL)

Chico Machado (SDD)

Cláudio Caiado (PSD)

Dani Balbi (PCdoB)

Dani Monteiro (PSol)

Danniel Librelon (REP)

Delaroli (PL)

Dionísio Lins (PP)

Douglas Ruas (PL)

Dr. Deodalto (PL)

Dr. Pedro Ricardo (PROS)

Dr. Serginho (PL)

Eduardo Cavaliere (PSD)

Elika Takimoto (PT)

Fábio Silva (União)

Felipinho Ravis (SDD)

Filipe Soares (União)

Filippe Poubel (PL)

Flávio Serafini (PSol)

Franciane Motta (União)

Fred Pacheco Banda Dom (PMN)

Giovani Ratinho (SDD)

Giselle Monteiro (PL)

Guilherme Schleder (PSD)

Gustavo Tutuca (PP)

Índia Armelau (PL)

Jair Bittencourt (PL)

Jari (PSB)

Jorge Felippe Neto (Avante)

Júlio Rocha (Agir)

Léo Vieira (PSC)

Lucinha (PSD)

Luiz Paulo (PSD)

Márcio Canella (União)

Márcio Gualberto (PL)

Marina do MST (PT)

Martha Rocha (PDT)

Munir Neto (PSD)

Otoni de Paula Pai (MDB)

Professor Josemar (PSol)

Rafael Nobre (União)

Renata Souza (PSol)

Renato Machado (PT)

Renato Miranda (PL)

Rodrigo Amorim (PTB)

Rodrigo Bacellar (PL)

Rosenverg Reis (MDB)

Samuel Malafaia (PL)

Tande Vieira (PROS)

Thiago Gagliasso (PL)

Thiago Rangel (Pode)

Tia Ju (REP)

Val Ceasa (Patriota)

Valdecy da Saúde (PL)

Verônica Lima (PT)

Vinicius Cozzolino (União)

Vitor Júnior (PDT)

Yuri (PSol)

Zeidan (PT)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tomam posse, na Alerj, os 70 deputados eleitos em 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui