Torcedores com ciclo vacinal completo poderão ir aos estádios sem apresentar teste de Covid

Para entrar nos estádios, será necessário apenas uma das opções: ou comprovante do ciclo vacinal completo ou teste negativo feito até 48 horas antes da partida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Interior do Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (08/10), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, publicou um decreto que flexibiliza o protocolo para a entrada de torcedores nos estádios da cidade. Agora será necessário apenas uma das opções: ou comprovante do ciclo vacinal completo ou teste negativo de antígeno ou RT-PCR para Covid-19 (até 48 horas antes das partidas).

Antes, era obrigatório apresentar ambos: o teste PCR negativo e o comprovante de vacinação.

De acordo com o decreto, “considera-se o esquema vacinal completo pessoas acima de 60 anos, após 14 dias da dose de reforço, e pessoas de 15 a 59 anos, após 14 dias da segunda dose da vacina.”

Em setembro, a Prefeitura do Rio passou a liberar gradualmente o retorno dos torcedores aos estádios. No momento, é permitida a ocupação de até 50% das arquibancadas.

Advertisement

Dez casos de Covid registrados em três jogos

Foram realizados três eventos-teste, autorizados pelo Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa), que já completaram o prazo de 14 dias para monitoramento do público presente. Foram eles: Flamengo e Grêmio, em 15 de setembro; Vasco e Cruzeiro, em 19 de setembro; e Flamengo e Barcelona de Guayaquil, em 22 de setembro.

Os jogos do Flamengo, ambos realizados no Maracanã, registraram uma taxa de incidência seis vezes menor do que o Município do Rio. No primeiro, entre os 7.652 torcedores testados, 0,9% apresentou resultado positivo e não pôde ingressar no estádio. Após a quinzena de acompanhamento do público, 10 casos suspeitos de Covid-19 e um confirmado foram identificados. Já no segundo, entre os 26.478, apenas 0,2% do público testou positivo, sendo barrado na entrada do Maracanã. Passadas as duas semanas de monitoramento do Ivisa, 25 casos suspeitos e nove confirmados foram notificados.

Quanto ao jogo do Vasco, sediado em São Januário, 1,1% dos 549 torcedores testaram positivo para Covid-19 e não puderam participar do evento. Passados os 14 dias de vigilância do Ivisa, nenhum caso suspeito ou confirmado foi identificado entre os vascaínos presentes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Torcedores com ciclo vacinal completo poderão ir aos estádios sem apresentar teste de Covid
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui